Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Em agenda

Vicente Sanches
24/11

A Alma Azul, com o patrocínio exclusivo da Junta de Freguesia de Castelo Branco e o apoio da Escola Secundária Nuno Álvares (ESNA), promove no próximo dia 24 de novembro, terça-feira, a partir das 11 horas, na Casa do Arco do Bispo, em Castelo Branco, uma leitura informal de aforismos de Vicente Sanches, numa homenagem simbólica ao professor de Filosofia e ao dramaturgo, um dos mais relevantes do teatro português.
O aforismo, modelo cultivado nos últimos livros de Vicente Sanches dos quais se destaca 49 Aforismos ou Batismo – Para a Santa Simone Weill, seguido de Septuor de Nove Aforismos, serve de base a uma leitura que pretende ser um tributo à obra e à vida de um dos mais destacados intelectuais nascidos no Concelho de Castelo Branco.
Recorde-se que Vicente Sanches nasceu em Alcains e lecionou na Escola Secundária Nuno Álvares, em Castelo Branco. O Professor Pardal acompanhou centenas e centenas de alunos na tarefa de descortinar o saber mais elevado da Filosofia.
Como dramaturgo publicou dezenas de peças, de onde se destacam A Birra do Morto um dos textos mais encenados na história do teatro português, e O Passado e o Presente, que Manoel de Oliveira adaptou ao cinema, integrando a residência pessoal de Vicente Sanches como cenário do filme.
De referir que esta iniciativa estava programada para marco, para assinalar o Dia Mundial do Teatro, mas que, por motivos do confinamento pandémico, só agora, e em circunstâncias especiais, será realizada.
Na leitura participam alunos e professores da Escola Secundária Nuno Álvares, membros das comunidades de leitores de Castelo Branco e Alcains, e ainda todos os que o desejarem e se inscreverem através do endereço eletrónico alma.azul.1999@gmail.com até ao próximo sábado, 21 de novembro.

 

Em Agenda

 
19/10 a 12/12
SINGULARCastelo Branco
21/10 a 10/01
DesvioCentro Ciência Viva da Floresta, Proença-a-Nova
07/11 a 29/12
BonecosSala da Nora do Cine-Teatro Avenida, Castelo Branco
06/11 a 20/12
Rastro, Margem, ClarãoCasa Amarela – Galeria Municipal, Castelo Branco
18/11 a 31/12
Cruzeiro SeixasMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
21/11 a 06/01
O AMORMuseu do Canteiro, Alcains
tituloNoticia
05/12
André Henriques Centro Cultural de Alcains
03/12
Os Três PorquinhosCentro Cultural de Alcains
tituloNoticia
05/12
To play or not to play Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2018

Castelo Branco nos Açores

Video