Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Em agenda

SINGULAR
19/10 a 12/12

A primeira edição do SINGULAR - ciclo de criação artística pluridisciplinar começa na próxima segunda-feira, 19 de outubro, e decorre até dia 12 de dezembro, em Castelo Branco, apresentando sete momentos, entre espetáculos, instalações e performance na Fábrica da Criatividade.
A programação do SINGULAR tem uma forte componente urbana, contemporânea e experimental e pretende afirmar-se como um projeto inovador no panorama cultural da Região.
O ciclo começa dia 19 de setembro com a instalação de João Dias, Freezing Mass, uma obra escultórica site-specific com estruturas leves e de grande escala, que vai estar patente na fachada exterior do edifício da Fábrica da Criatividade, até dia 12 de dezembro.
Gustavo Costa, músico e compositor apresenta, dia 29 de outubro, Phobos, uma instalação sonora composta por um conjunto de pequenos robots e dispositivos de geração automática de música, que se agregam numa Orquestra Robótica Disfuncional, uma orquestra de estranhos instrumentos com defeitos, mutações genéticas e comportamentos errantes. A instalação pode ser visitada até dia 11 de novembro. A 11 de novembro, a dupla Sara Vaz e Marco Balesteros apresenta Ensaios para livro-caractere, uma investigação sob a forma de ensaios, que abordam a luz e o corpo como personagens que assumem uma forma cénica e simultaneamente editorial.
Já no dia 18 de novembro, o coletivo Lama leva ao palco do auditório da Fábrica da Criatividade, Romeu e Romeu, um espetáculo que parte da obra de Shakespeare para criar um lugar de provocação. Outro espetáculo em estreia absoluta é Silêncio, pela associação cultural Coletivo, dia 25 de novembro. Trata-se de uma performance que nasce a partir da obra de 1973 de Rúben A, Silêncio para 4, onde atriz e espectador marcham sobre um manifesto cívico e político.
A programação do Singular é também marcada pela formação, estando agendada uma oficina de dramaturgia nos dias 5 e 6 de dezembro, intitulada EN-SAI-O. Nesta oficina, desenvolvida por Ricardo B. Marques, o objetivo “é olhar para o que habitualmente faz parte do nosso modo operativo e do nosso quotidiano e partir daí para a criação de algo diferente”.
Para terminar a primeira edição deste ciclo, dia 12 de dezembro, haverá a apresentação pública de O espaço cura tudo, pelo coletivo Os Espacialistas, que nas ruas da cidade de Castelo Branco vão ao encontro do lugar do corpo e das suas ligações com as circunstâncias presentes. Esta apresentação acontece depois de uma residência artística deste projeto de mediação transdisciplinar das ligações entre arte, arquitetura e educação.
Recorde-se que o Singular tem direção artística de Ana Gil e Nuno Leão, e é uma das novidades da Terceira Pessoa.

 

Em Agenda

 
19/10 a 12/12
SINGULARCastelo Branco
21/10 a 10/01
DesvioCentro Ciência Viva da Floresta, Proença-a-Nova
07/11 a 29/12
BonecosSala da Nora do Cine-Teatro Avenida, Castelo Branco
06/11 a 20/12
Rastro, Margem, ClarãoCasa Amarela – Galeria Municipal, Castelo Branco
18/11 a 31/12
Cruzeiro SeixasMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
21/11 a 06/01
O AMORMuseu do Canteiro, Alcains
tituloNoticia
05/12
André Henriques Centro Cultural de Alcains
03/12
Os Três PorquinhosCentro Cultural de Alcains
tituloNoticia
05/12
To play or not to play Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2018

Castelo Branco nos Açores

Video