Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Em agenda

Pontos.pt
25/04 a 13/06

O Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCC CB) tem patente, até dia 13 de junho, a exposição Pontos.pt, que reúne colchas em Bordado de Castelo Branco e Tapeçarias de Portalegre, numa iniciativa de caráter transfronteiriço, uma vez que além dos dois municípios conta também com a parceria da Universidade de Salamanca, onde a mostra já esteve patente.
A mostra apresenta uma evolução histórica do Bordado de Castelo Branco desde a sua produção no Século XVII à atualidade. Caracterizadas pela intensa policromia e luminosidade conferidas pelos fios de seda e pela sua base em linho cru, foi certificado em 2018, pela Comissão para a Certificação de Produções Artesanais Tradicionais.
O presidente da Câmara de Castelo Branco, José Augusto Alves, afirma que “Castelo Branco é um concelho repleto de história e tradições que sobrevivem ao longo dos séculos e que nos orgulhamos de promover. As nossas colchas são desenhos bordados com fio de seda natural e existem desde do Século XVI, são verdadeiros tesouros que nos orgulhamos de ter nesta exposição”, realçando que a tapeçaria de Portalegre “é mais uma forma de arte belíssima que vem engrandecer em muito esta exposição”.
A exposição apresenta em diálogo entre as Colchas de Castelo Branco e as Tapeçarias de Portalegre, que são tipologias manuais da arte do bordado e da tecelagem. Ambas, afirmam-se como expressão identitária da sua região e do País no Mundo.
Integrada no projeto REDES 1234.con, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do programa INTERREG V-A España-Portugal 2014-2020, a exposição é comissariada por Ana Pires e Vera Fino.

 

Em Agenda

 
23/03 a 26/05
No Fundo do PratoMuseu do Canteiro, Alcains
11/04 a 02/06
Murais Artísticos de abril Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
23/04
A Grande Devassa e outras Histórias Auditório da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova
tituloNoticia
24/04
Estado AtivoFábrica da Criatividade, Castelo Branco
tituloNoticia
22/04 a 26/04
25 Abris em LiberdadeSede do Váatão, em Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video