Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Em agenda

Conversas Com Livros
19/06 a 20/06

A Alma Azul organiza, no próximo sábado, 19 de junho, a partir das 17 horas, na Casa Amarela – Galeria Municipal, em Castelo Branco, a terceira sessão de Conversas Com Livros, desta vez dedicada a três livros de poesia.
A sessão contará com a presença de Manuel Costa Alves autor do livro De Muitos Ventos e Utopia, uma das três obras que será divulgada.
De Muitos Ventos e Utopia é uma edição de 2018, da Câmara de Castelo Branco, que inclui um prefácio de António Salvado, e Algumas Breves Anotações, de Maria de Lurdes Gouveia da Costa Barata, a encerrar o livro.
A segunda obra é Cem Poemas (de Morrer) de Amor e Uma Cantiga Partindo-se, a Antologia de Homenagem a João Roiz de Castelo Branco, organizada por Gonçalo Salvado e Maria João Fernandes, uma edição da RVJ Editores, conta com um prefácio de Guilherme de Oliveira Martins e é ilustrada com desenhos de Francisco Simões. Fazem parte da Antologia nomes como Francisco Sá de Miranda, Luís de Camões, Soror Violante do Céu, Almeida Garrett, António Feliciano Castilho, Olavo Bilac, Caminho Pessanha, Ricardo Reis, Florbela Espanca, José Gomes Ferreira, Natália Correia, Eugénio de Andrade, Herberto Helder, Hilda Hilst, António Barahona, Maria Teresa Horta, entre muitos outros. A Antologia integra ainda a transcrição de fragmentos das cinco Cartas Portuguesas, de Mariana Alcoforado.
O terceiro livro é de João de Sousa Teixeira que publica O Caminho das Bétulas de João Corvo, numa voz e na apresentação do Mundo, naturalmente pagã, feito à medida de um heterónimo. A edição do livro é da Câmara de Castelo Branco, na coleção Alvores, onde se inclui o livro de Manuel Costa Alves.
Três livros com enormes diferenças entre si, mas com um denominador comum, a expressão artística através da poesia.
Os dois livros dos autores Albicastrenses e a Antologia dedicada ao mais conhecido de todos os poetas e que traz consigo o nome da cidade de Castelo Branco, João Roiz, serão o suporte para uma conversa informal e aberta para todos os que gostam de poesia, e um motivo para visitar a Casa Amarela, onde continua aberta ao público a exposição Sonhos do Dia e da Noite – Coleção e Percurso de Maria João Fernandes.
Já no próximo domingo, 20 de junho, a partir das 17 horas, a sessão de Conversas Com Livros decorre no Parque do Barrocal, em Castelo Branco, e será uma elegia à natureza e um elogio aos Caminhos de Santiago, na versão do poeta Antonio Machado: “caminhante, não ay caminho;/se hace caminho al andar”, dois temas contemporâneos que encerram em si algumas das perguntas mais importantes para a saúde mental e física com que nos defrontamos em época de teletrabalho.
Os livros abordados na sessão são Notas de Campo na Beira Baixa e Silenciosamente, ambos de Luísa Ferreira Nunes; e 794 km - Um Caminho dos Pirenéus a Compostela, de José Manuel Boieiro.

 

Em Agenda

 
21/03 a 21/04
Dia Mundial da PoesiaBiblioteca Municipal António Salvado, Castelo Branco
23/03 a 26/05
No Fundo do PratoMuseu do Canteiro, Alcains
11/04 a 02/06
Murais Artísticos de abril Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
19/04
Conversas da LiberdadeCineteatro Tasso do Clube da Sertã
19/04
Paulo Samuel Biblioteca Municipal António Salvado, Castelo Branco
20/04
Cérebro em Ação Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, Sertã
20/04
Sérgio PelágioCine-Teatro Avenida, Castelo Branco
tituloNoticia
21/04
Vitorino e SeptetoCasa da Cultura da Sertã
23/04
A Grande Devassa e outras Histórias Auditório da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova
tituloNoticia
24/04
Estado AtivoFábrica da Criatividade, Castelo Branco
tituloNoticia
22/04 a 26/04
25 Abris em LiberdadeSede do Váatão, em Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video