Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Em agenda

Arkadia
06/10 a 11/11

A Galeria Municipal de Proença-a-Nova tem patente, até dias 11 de novembro, a exposição de pintura Arkádia, de Silvia Vale.
Na inauguração da mostra a artista explicou o porquê do nome Arkádia e detalhou de forma pormenorizada algumas das obras expostas. Silvia Vale afirmou que “muitos podem questionar o porquê do nome Arkádia, de onde surgiu. Podia falar durante horas sobre o tema, mas muito resumidamente Arkádia era uma zona da Grécia Antiga, aprazível e agradável para se viver. Os poetas da altura tomaram o nome para denominar o país ideal, o território de eleição, de gente boa, que não conhecia o sofrimento e que vivia em comunidade com a natureza, que vivia em felicidade, alegria e sintonia”.
Contextualizando as obras, os temas que a inspiram e o modo como as elabora, Silvia Vale adiantou que “é uma lenda, claro, pois não existe tal terra, mas que ainda assim serviu de inspiração a muitos artistas. É um país imaginário, uma utopia, onde não há aflições. Vivemos constantemente nesta dualidade entre o bem e o mal, na Arkádia isso não acontecia, pois ela apenas existia na cabeça de cada um, é o símbolo mais puro do carpe diem. Esta é a minha Arkádia, a minha terra de eleição, a minha imaginação, os momentos em que fabrico a minha alegria e procuro a minha felicidade, fazendo estes trabalhos. Existe uma Arkádia se nós a quisermos criar, não se impõe a ninguém, mas só nós sabemos o que é a nossa felicidade, depende e varia de pessoa para pessoa. A minha, é um mundo construído entre aquilo que faço de forma solitária, porque a arte é solitária, e as pessoas que amo”.
Nas 20 pinturas expostas a artista utiliza e explora técnicas mistas, como a decoupage, pintura a óleo, aplicação de folha dourada.

 

Em Agenda

 
06/10 a 11/11
ArkádiaGaleria Municipal de Proença-a-Nova
15/10 a 30/11
A ViagemCasa de Artes e Cultura do Tejo, Vila Velha de Ródão
17/10 a 09/01
Rigor MortisCasa Amarela, Castelo Branco
17/10 a 09/01
TipologiaCasa Amarela, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2018

Castelo Branco nos Açores

Video