Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Em agenda

Eugenio de Andrade
19/01

A Alma Azul e a Biblioteca Municipal do Fundão, para assinalar os 99 anos do nascimento de Eugénio de Andrade, realizam, no próximo dia 19 de janeiro, a partir das 14h30 horas, uma sessão dedicada ao autor de Escrita da Terra e a Miguel Torga, falecido a 17 de janeiro de 1995, em Coimbra, amigo do poeta Eugénio de Andrade, de Póvoa de Atalaia, onde nasceu a 19 de janeiro de 1923. Os dois autores conviveram nos anos quarenta do Século XX, em Coimbra.
A sessão contará com a leitura de poemas, mas também de fragmentos de prosa onde Eugénio de Andrade fala da amizade com Torga, uma relação cheia de deferência e delicadeza, bem expressa nos textos Camilo Pessanha, O Mestre e Excessivo é ser jovem que integram a conversa Aberta sobre a vida e a obra dos dois autores.
Miguel Torga seguirá o caminho da prosa e do Diário a par da poesia, Eugénio de Andrade será poeta, um dos maiores da Língua Portuguesa, traduzido em dezenas de outras línguas por todo o mundo, dando à Língua Portuguesa o estatuto de uma língua incontornavelmente poética.
Recorde-se que o mês de janeiro tem, anualmente, na Alma Azul, um lugar reservado para a poesia de Eugénio de Andrade e para os Contos da Montanha de Miguel Torga; autor que soube transcrever para a literatura o Interior denso e rude de Trás-os-Montes, com afinidades à Beira Serra, nesses anos de fome e de abandono, em pleno Século XX, em que as comunidades se organizavam como podiam, tendo como aliados a natureza forte e rija do granito e o lume.
Em Eugénio de Andrade, a Beira terá mais Sol e mais abundância de frutos, no verão, mas as mulheres de preto a marcar a perda e o inverno de chuva intensa com a casa a servir de refúgio, será matéria de uma melancolia que acompanhará para sempre o poeta de Póvoa de Atalaia que, em vésperas do centenário do seu nascimento, a Alma Azul recorda na Biblioteca do Fundão que o tem como patrono.
A dinamização da conversa e das leituras está a cargo de Elsa Ligeiro, editora e produtora cultural.

 

Em Agenda

 
21/03 a 21/04
Dia Mundial da PoesiaBiblioteca Municipal António Salvado, Castelo Branco
23/03 a 26/05
No Fundo do PratoMuseu do Canteiro, Alcains
11/04 a 02/06
Murais Artísticos de abril Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
19/04
Conversas da LiberdadeCineteatro Tasso do Clube da Sertã
19/04
Paulo Samuel Biblioteca Municipal António Salvado, Castelo Branco
20/04
Cérebro em Ação Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, Sertã
20/04
Sérgio PelágioCine-Teatro Avenida, Castelo Branco
tituloNoticia
21/04
Vitorino e SeptetoCasa da Cultura da Sertã
23/04
A Grande Devassa e outras Histórias Auditório da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova
tituloNoticia
24/04
Estado AtivoFábrica da Criatividade, Castelo Branco
tituloNoticia
22/04 a 26/04
25 Abris em LiberdadeSede do Váatão, em Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video