Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

22 de fevereiro de 2017

O Cântico dos Cânticos de Gonçalo Salvado

Livro goncalo 04.JPGCântico dos Cânticos é do livro de poesia com edição bilingue Português/Hebraico da autoria de Gonçalo Salvado, com desenhos do escultor João Cutileiro, que foi apresentado sexta-feira, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco.
Na apresentação, Gonçalo Salvado revelou “estar muito emocionado com este momento”, não deixando de realçar que “Castelo Branco é uma cidade com grande tradição cultural. Há uns anos era a cidade onde mais se lia no País”, concluindo que “onde há livros há cultura”.
Ao falar sobre o livro, que “foi inspirado diretamente num texto incontornável que pertence à humanidade, o Cântico dos Cânticos, Gonçalo Salvado realçou que o Cânticos dos Cânticos é um texto que se afirma, que não precisa de guarda-costas para se afirmar”, sublinhando que “é um grande momento da humanidade. É um texto sem principio, nem fim, É um texto poético na sua essência”.
Quanto à sua obra avançou que “tem desenhos originais de João Cutileiro, quem dialogam com o poema”, aproveitando para recordar que “esta é a terceiro obra que expressa o meu diálogo com o mestre João Cutileiro” e garantiu que “eu estou muito próximo da obra dele e ele está muito próximo da minha poesia”.
Ainda sobre a obra apresentada, que tem um prefácio da autoria de Maria João Fernandes, Gonçalo Salvado reforçou que o Cântico dos Cânticos “é o motivo inspirador, uma vez que está sempre presente”.
A apresentação da obra, que contou com um momento musical, bem como a leitura de alguns poemas, incluiu também a inauguração da exposição bibliográfica sobre o Cântico dos Cânticos, que pode ser visitada até dia 17 de março, sendo a primeira realizada em Portugal, e é constituída por obras pertencentes à coleção de Gonçalo Salvado sobre esta temática, na qual se privilegiaram as obras em Língua Portuguesa editadas em Portugal e no Brasil.
AT

23/02/2017
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
21/03 a 21/04
Dia Mundial da PoesiaBiblioteca Municipal António Salvado, Castelo Branco
23/03 a 26/05
No Fundo do PratoMuseu do Canteiro, Alcains
11/04 a 02/06
Murais Artísticos de abril Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video