Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

21 de fevereiro de 2018

PROVA ORGANIZADA PELA JUNTA DE FREGUESIA E ASSOCIAÇÃO CULTURAL E DESPORTIVA DA CARAPALHA/BICICLETAS SANTIAGO
Castelo Branco estreia-se nas maratonas de BTT

A Junta de Freguesia e a Associação Desportiva da Carapalha/Bicicletas Santiago organizam, domingo, o 1º BTT Freguesia de Castelo Branco, que inclui uma meia maratona, com 45 quilómetros, e uma maratona, com 65 quilómetros.
A prova foi apresentada ontem, terça-feira, com o presidente da Junta, Leopoldo Rodrigues, a realçar que este “é o início de uma prova que entendemos que possa vir a ser uma prova de referência a nível regional e também nacional”.
Leopoldo Rodrigues destacou “a beleza da paisagem”, para “fazer deste BTT um grande prémio”, sublinhando que passa junto ao Rio Ponsul e ao Rio Ocreza, bem como à Ribeira da Líria”, o que, na sua opinião, “só por isso já valeria a pena fazer esta prova”.
O presidente da Junta recorda que lançou o desafio para a realização da prova à Associação Desportiva e Cultural da Carapalha (ACDC), que agarrou a ideia e começou a trabalhá-la”.
O autarca destaca também que, “inicialmente, era para serem só atribuídas medalhas e troféus, mas decidiu-se dar um impulso, ao contemplar também prémios monetários”, que se assumem como uma forma de atrair mais participantes. Sobre esta matéria acrescenta ainda que “os prémios, apesar de tudo simbólicos, têm um significado de valorização da prova”.
Leopoldo Rodrigues avança que o BTT “é uma modalidade que tem cada vez mais adeptos”, para concluir que a prova “é uma posta da Freguesia em atividades ligadas ao desporto e à saúde, mas também de valorização da natureza”.
O presidente da Junta afirma ainda que quer “fazer da prova uma prova de referência, não deixando de referir que “se teve o cuidado de incluir no percurso as duas anexas da Freguesia, na prova”.
Por seu lado, o presidente da ACDC, José Perquilhas, afirma que “nos congratulamos pela realização deste evento” e refere que quando lhe foi feito o desafio, “tentei logo agarrá-lo”.
Realça que “o BTT está a ter um crescimento espetacular”, para garantir que “não é fácil arrancar com uma prova destas. Tem que se ter coragem para fazer um percurso destes”.
Mas afirma estar confiante em “se fazer desta prova uma marca para a nossa cidade”, tanto mais que “tem um percurso lindíssimo. Tem grandes paisagens”.
Também presenta na apresentação da prova, José Maria, das Bicicletas Santiago, também destacou “a grande coragem para fazer um BTT deste género”, tanto mais que “Castelo Branco não tem tradição neste tipo de maratonas”, sublinhando ainda que “não é fácil começar do zero”, mas está convencido que é uma grande aposta que vai dar frutos”.
José Maria, na mesma linha de Leopoldo Rodrigues e José Perquilhas, também fez questão de salientar que a prova “tem um percurso lindíssimo”.
O programa do 1º BTT Freguesia de Castelo Branco começa às 7h30, com a abertura do secretariado, que encerra às 8h30. Às 8h45 realiza-se um brifing com os participantes e a partir está marcada para as nove horas.
O percurso tem início junto à sede da ACDC seguindo em direção ao Rio Ponsul, para passar pelos Lentiscais, Cebolais de Cima, Retaxo, Maxiais, Benquerenças, passando pela foz da Ribeira de Líria, continuando em direção ao Rio Ocreza, em direção a Taberna Seca, antes de regressar a Castelo Branco, à sede da ACDC.
As inscrições estão abertas até sexta-feira e podem ser feitas através do endereço eletrónico acdcarapalha@hotmail.com, do telefone 272328319 ou do telemóvel 961527710.
Há prémios para os três primeiros lugares de cada categoria feminino e masculino, em Sub 23 Elites (20 a 30 anos), Masters A (mais de anos a 40 anos), Masters B (mais de 40 anos a 50 anos), Veteranos C (mais de 50 anos a 60 anos) e Veteranos (mais de 60  anos).
Além disso, na maratona há prémios para o primeiro, segundo e terceiro atletas  masculinos no valor de 250, 150 e 75 Freguesias, respetivamente, bem co-mo para a primeira, segundo e terceira atletas femininas, no valor de 75, 50 25 Freguesias, respetivamente.
António Tavares

21/02/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
10/04 a 01/07
Amor Única Chama Edifício dos Ctt, no Largo da Sé, em Castelo Branco
tituloNoticia
25/04 a 03/09
ILUSTARTE 2018Centro Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Visite Castelo Branco

Video

Castelo Branco nos Açores

Video