Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

21 de fevereiro de 2018

António Tavares
Editorial

O perigo mora ao lado. Ou seja, o perigo mora em Espanha e grande parte dos riscos são para Portugal.
Como se já não fosse suficiente a Central Nuclear de Almaraz, a escassos 100 quilómetros da fronteira Portuguesa, nomeadamente com o Distrito de Castelo Branco, agora os nossos vizinhos ibéricos estão a instalar uma mina de urânio a céu aberto, em Retortillo, Salamanca, a somente 40 quilómetros da fronteira com Almeida, no Distrito da Guarda.
Apesar de estar mais longe do Distrito de Castelo Branco, não está assim tão longe e, mais uma vez, a Região pode estar à mercê da radioatividade vinda do País vizinho, caso algo corra mal.
Isto para já não falar que devido a estas duas situações, os dois maiores rios que atravessam Portugal, o Tejo e o Douro, podem ser a via para espalhar radioatividade pelo País de um lado ao outro, até ao mar.
Diz o velho provérbio que De Espanha, nem bom vento, nem bom casamento. Um velho ditado popular que tem como base o facto dos ventos oriundos de Espanha, serem frios no inverno e secos no verão, enquanto no respeitante ao casamento, historicamente, tinha como ponto de partida alguns casamentos mal sucedidos entre as coroas portuguesa e espanhola. Mas, neste caso, é mesmo o vento que está em causa. Tudo, porque além do possível transporte de radioatividade pelos rios, no caso de um acidente, a mesma radioatividade pode chegar a Portugal, pela ação do vento.
O moral da história é que Portugal, devido a opções do governo de Espanha, pode ser um país potencialmente radioativo, com todos os perigos daí resultantes. Uma realidade tanto mais irónica quando Portugal é um país que nunca optou por soluções nucleares ou que comportem risco de radioatividade.

21/02/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
20/03 a 26/09
Cargaleiro e os amigosMuseu Cargaleiro, Castelo Branco
21/07 a 07/10
São Rosas e Dias Líquidos Antigo edifício dos Correios, Castelo Branco
28/07 a 30/09
Rico SequeiraMuseu dos Têxteis – Mutex, Cebolais de Cima
tituloNoticia
01/09 a 28/09
Olhar de Jolon Biblioteca Municipal de Penamacor
12/09 a 30/09
O Real é uma pergunta? Sala da Nora do Cine-Teatro Avenida, Castelo Branco
22/09
Feira Dell’ArteCine-Teatro Avenida, em Castelo Branco

Visite Castelo Branco

Video

Castelo Branco nos Açores

Video