Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

14 de março de 2018

NO FUNDÃO
Comuna dá vida ao centro histórico com arte

Comuna é o novo projeto organizado pela Câmara do Fundão e pela associação cultural Luzlinar, que pretende revitalizar a Zona Histórica do Fundão através de um conjunto de ações transversais à arte contemporânea e ao património cultural.
Carlos Fernandes, coordenador do projeto Comuna e do projeto Pontes, realça que se pretende “reclamar o lugar da cidade como um lugar de todos e que os habitantes do centro histórico se mobilizem neste projeto em torno das suas vivências. Desejamos que surja uma inversão do abandono e esvaziamento recorrendo à mobilização de todos, inventariando vivências e inventando um novo espaço tempo sobreposto ao seu quotidiano. Lojas, restaurantes cafés vão ser percecionadas e os espaços devolutos ou em pré-ruínas vão ser injetados de um novo uso em que as artes serão o novo sangue para a sobrevivência destas materialidades urbanas. Não queremos fábricas, somos um bairro para a criação. Não se trata de uma camuflagem do problema, mas sim da sua diluição”.
Já Flávio Delgado e Pedro e Pedro Januário, artistas residentes, assumem a Comuna como um laboratório multidisciplinar que origina o encontro de gente, com foco na emergência artística, empenhada em pensar, fazer e agir, integrando transversalmente experiências e conhecimentos em diversas áreas do saber, adiantando que “promovemos a contemporaneidade, fomentando a investigação e criação artísticas nas vertentes das artes visuais, das artes performativas e do cinema trabalhando em articulação com a comunidade, a escola e a universidade, estabelecendo assim uma ligação efetiva entre arte, educação, ciência e cultura. contrapomo-nos a projetos, agendas e estudos bizarros que afligem a relação criativa com o meio em que habitamos”.
Entretando, no passado sábado teve lugar o Seminário Zero, com 12 horas de debate em torno da relação entre a artes contemporâneas e a reabilitação de zonas históricas que contaram com as prestações do presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes, de Carlos Fernandes, Francisco Paiva, João Castro Silva, Nelson Fernandes, João Roxo, Rita Salvado, Elizabete Robalo, Pedro Salvado, Carlos Santos Banha, André Mota Veiga, António Pereira, Ana Barrado, César David, Manuel Silva Ramos, José Luís Oliveira, Nuno Garcia, Alcina Cerdeira, Elsa Gonçalves, Mariana Fernandes José Simão, Sofia Castro, Pedro Malveiro, Pedro Novo, Pedro Mendonça, António Lopes, Manuela Pena-fria, Sebastian Parron, Lurdes Mendez-Guzman, José António Calderón e Luís Branco, representando escolas, museus e criadores.

14/03/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
21/03 a 21/04
Dia Mundial da PoesiaBiblioteca Municipal António Salvado, Castelo Branco
23/03 a 26/05
No Fundo do PratoMuseu do Canteiro, Alcains
11/04 a 02/06
Murais Artísticos de abril Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
19/04
Conversas da LiberdadeCineteatro Tasso do Clube da Sertã
19/04
Paulo Samuel Biblioteca Municipal António Salvado, Castelo Branco
20/04
Cérebro em Ação Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, Sertã
20/04
Sérgio PelágioCine-Teatro Avenida, Castelo Branco
tituloNoticia
21/04
Vitorino e SeptetoCasa da Cultura da Sertã
23/04
A Grande Devassa e outras Histórias Auditório da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova
tituloNoticia
24/04
Estado AtivoFábrica da Criatividade, Castelo Branco
tituloNoticia
22/04 a 26/04
25 Abris em LiberdadeSede do Váatão, em Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video