Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

4 de abril de 2018

TEATRO DE OPERAÇÕES NA ÁREA DO AERÓDROMO
Militares que vão para o Afeganistão fazem exercício em Castelo Branco

Castelo Branco, mais concretamente a área do aeródromo, é palco entre hoje, quarta-feira, e sábado, do exercício Kabul 182. A cidade acolhe o exercício final do aprontamento dos 146 militares da Força Nacional Destacada, que se constituiu como força de reação rápida (Quick Reaction Force – QRF) da Base Force Protection Group, do Aeroporto Internacional Hamid Karzai, que estará no terreno, no Afeganistão, no próximo mês de maio, integrados na Resolute Support Mission da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).
A força foi constituída tendo por base as unidades operacionais da Brigada de Intervenção pertencentes aos regimentos de Vila Real, Viseu e Braga, tendo sido nomeado, como unidade organizadora, o Regimento de Infantaria Nº14, de Viseu.
Na apresentação do Kabul 182, realizada ontem, terça-feira, o presidente da Câmara, Luís Correia, agradeceu o facto do exercício se realizar em Castelo Branco, considerando que este “é o reconhecimento que Castelo Branco tem para este tipo de atividade”.
Luís Correia afirmou que “os recebemos com todo o gosto” e acrescentou que “estamos sempre dispostos para a realização deste tipo de exercícios”.
O comandante da Brigada de Intervenção, brigadeiro general Ferreira de Sousa, retribui, ao afirmar que “é uma honra aqui estarmos” e destacou, mais à frente, que “Castelo Branco é uma escolha feliz, logo pela adesão que a autarquia mostrou, o que me marcou”.
O brigadeiro general Ferreira de Sousa avançou que este “é um exercício de aprontamento da força dos 146 militares, que serão organizados em três pelotões, comandados pelo major Santos pais. Um é o Pelotão Quick Reaction Force (Força de Reação Rápida), com 47 militares, ao qual se junta o Pelotão Mobile, com 38 militares, e o Pelotão Flight Line Security (Segurança de Linha de Voo), com 53 militares”. O efetivo integra ainda cinco militares, no Comando, e três militares na Secção de Comando.
Acrescentou que estes pelotões “têm sido treinados ao longo de seis meses, em Viseu, e também estiveram em Vila Real, realizando-se agora o exercício final de certificação”.
Assim, a partir de hoje, quarta-feira, os militares têm pela frente exercícios, que “serão uma surpresa”, sendo que na sexta-feira se realiza a inspeção geral do Exército, para fazer a certificação.
Já no sábado, o ministro da Defesa, Azeredo Lopes, desloca-se a Castelo Branco, para a entrega do Estandarte Nacional à força que depois partirá para o Afeganistão.

António Tavares

04/04/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
20/03 a 17/07
Cargaleiro e os amigosMuseu Cargaleiro, Castelo Branco
tituloNoticia
25/04 a 03/09
ILUSTARTE 2018Centro Cultura Contemporânea de Castelo Branco
07/07 a 12/08
160 anos de caminhos de ferro em Portugal Sala da Nora do Cine-Teatro Avenida, Castelo Branco

Visite Castelo Branco

Video

Castelo Branco nos Açores

Video