Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

8 de agosto de 2018

DE 14 A 16 DE AGOSTO
Vila Ruivas celebra festa em honra de Nossa Senhora do Castelo

Vilas Ruivas, no Concelho de Vila Velha de Ródão, vai ter muita animação, entre 14 e 16 de agosto, com a festa em honra de Nossa Senhora do Castelo que, como é realçado é “uma das mais antigas e tradicionais do Distrito de Castelo Branco e a mais antiga do Concelho de Vila Velha de Ródão e que, por norma, leva sempre muita gente até ao largo da aldeia e até à eucaristia e procissão em honra de Nossa Senhora do Castelo, lá bem no Alto da Serra. Uma enorme devoção que perdura, numa festa de século após século, que começou em pleno Século XII lá bem no Alto da Serra, na zona envolvente ao Castelo.
Embora a festa comece a 14 de agosto, as atividades começam no dia 13, uma vez, que nesse dia, por tradição, a juventude da aldeia, organiza um jantar partilhado, na zona envolvente à Ermida de Nossa Senhora do Castelo, que é a padroeira dos jovens e dos estudantes. Avança a tradição que em tempos os jovens iam dormir à Capela de Nossa Senhora do Castelo na procura da sua fé, de iluminação futura para os seus estudos e vida profissional. Os jovens de Vilas Ruivas retomaram há algum tempo essa tradição antiga e assim, dia 13 de agosto, organizam o jantar, que ao som da música se prolonga até ao nascer do Sol.
Quanto ao programa da festa, dia 14, a partir das 22 horas, a animação é assegurada por Luís Gonçalves, que com o acordeão movimentará o baile.
Dia 15 de agosto sobe ao palco o duo Artur e Márcia e dia 16 é a vez de Rui Alves.
Também no dia 16, mas a partir das 19 horas, atua o Rancho Folclórico das Sarnadas de Ródão.
O momento alto da festa, no entanto, são os festejos religiosos e a eucaristia em honra de Nossa Senhora do Castelo, no dia 15 de agosto, a partir das 17h30, na Ermida de Nossa Senhora do Castelo.
A festa continua depois a 17 de agosto, uma vez que nesse dia o Grupo de Amigos de Vilas Ruivas comemora o 14º aniversário. A data será assinalada com um almoço, na sede da associação.
Coletividade que dentro de algum tempo terá o seu salão ampliado, pois, como é adiantado, “a direção recebeu de um associado, através de uma cedência gratuita, uma casa contígua à sua sede, pelo que brevemente serão efetuadas as obras de melhoramentos que darão outra perspetiva ao principal salão do Grupo de Amigos de Vilas Ruivas, criando assim mais valências dentro da sede”.

08/08/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
23/03 a 26/05
No Fundo do PratoMuseu do Canteiro, Alcains
11/04 a 02/06
Murais Artísticos de abril Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
23/04
A Grande Devassa e outras Histórias Auditório da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova
tituloNoticia
24/04
Estado AtivoFábrica da Criatividade, Castelo Branco
tituloNoticia
22/04 a 26/04
25 Abris em LiberdadeSede do Váatão, em Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video