Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

15 de agosto de 2018

COM PROJETO DE 150 MIL EUROS
Vergão leva proposta ao Orçamento Participativo de Portugal

A aldeia do Vergão, no Concelho de Proença-a-Nova, quer levar a cabo um projeto que abrange diferentes áreas como a recuperação e revitalização do património local, a valorização do turismo e dos produtos endógenos, a agricultura e a floresta, com a proposta Aldeias vivas no Pinhal Interior Sul, submetida ao Orçamento Participativo de Portugal (OPP) e que está disponível para votação até dia 30 de setembro.
Com um orçamento de 150 mil euros, o projeto tem um caráter regional e prevê ser alargado aos municípios de Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Mação, com um prazo de execução de 18 meses.
Edite Fernandes e João Paulo Marrocano, proponentes desta proposta, pretendem valorizar o património rural construído, paisagístico, ambiental e cultural que estão em vias de desertificação humana e agrorrural. Um dos exemplos é a aldeia do Vergão, situada no Concelho de Proença-a-Nova, com cerca de 60 habitantes e onde existe um antigo lagar de azeite, uma escola e a casa da professora em abandono e declínio estrutural. De acordo com a proposta apresentada, o objetivo é fazer um levantamento do património, não só da aldeia do Vergão, mas de um conjunto de outras localidades para, posteriormente, definir uma estratégia de revitalização dessas infraestruturas para que possam ser utilizadas para a realização de atividades de cariz económico, social, ambiental e cultural.
Além da reabilitação urbana, este projeto foca-se também na área do turismo, em que o objetivo passa por formar profissionalmente os operadores turísticos da região em espaço rural e desenvolver ações de promoção dos produtos endógenos, tais como o azeite, mel, queijos e carne de borrego e de cabrito, organizando eventos como feiras de promoção e venda, provas documentadas, novas formas de comercialização e distribuição local.
A floresta e agricultura são outros pontos focados na candidatura, no que diz respeito ao uso sustentável e seguro dos recursos e espaços florestais numa estratégia de uso multifuncional da floresta, nomeadamente o setor apícola e a influência da flora autóctone na diferenciação dos aromas do mel, mas também concedendo apoio técnico à agricultura familiar e à distribuição e venda local dos produtos deste tipo de agricultura, de modo a conseguir-se uma maior rentabilidade das pequenas produções que se verificam no olival, apicultura e produção de pequenos ruminantes.
A candidatura também pretende a criação de um rebanho comunitário de pequenos ruminantes, com o objetivo de haver uma melhor proteção contra incêndios da aldeia de Vergão e aldeias vizinhas dos concelhos de Mação, Vila de Rei e Sertã, reduzindo assim os custos de manutenção das faixas de proteção e gestão de combustível.
Para votar basta enviar uma sms grátis para o número 3838 com a seguinte mensagem: OPP(espaço)031(espaço)NÚMERODEIDENTIFIC AÇÃOCIVIL. Por exemplo, OPP 031 123456789ZZ1 (para cartões de cidadão) ou OPP 031 123456789 (para bilhetes de identidade).
Pode ainda votar através do site www.opp.gov.pt, procurando pelo projeto Aldeias Vivas no Pinhal Interior - Vergão e outras.
Em outubro serão apresentados os projetos vencedores que constarão do próximo Orçamento do Estado.

15/08/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
21/03 a 21/04
Dia Mundial da PoesiaBiblioteca Municipal António Salvado, Castelo Branco
23/03 a 26/05
No Fundo do PratoMuseu do Canteiro, Alcains
11/04 a 02/06
Murais Artísticos de abril Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video