Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

19 de setembro de 2018

António Tavares
Editorial

As obras de requalificação da Rua Pedro da Fonseca, em Castelo Branco, que alteraram completamente o espaço anteriormente ocupado pelas casas da CP e pela fábrica Metalúrgica foram inauguradas.
A cidade ficou a ganhar, desde logo, porque viu eliminado um espaço degradado numa das principais zonas da cidade, uma vez que ali bem perto fica tanto a estação de caminhos de ferro, como o terminal rodoviário.
Se por si só a eliminação de um espaço degradado é importante, a requalificação daquela zona é ainda mais importante a partir do momento que ali foi criado um novo espaço verde, dando à cidade, a quem nela habita e a quem a visita, um pouco mais de natureza, de contacto com o ambiente, o que é cada vez mais importante e, claro está saudável.
Mas não foi só o ambiente que saiu valorizado. O mesmo aconteceu com a memória da cidade, devido à intervenção ter mantido as duas chaminés da antiga fábrica Metalúrgica, que faz parte da histórias recente de Castelo Branco. E, nunca é demais recordá-lo, é fundamental manter viva a memória histórica, para sabermos der onde vimos e para onde vamos.
A requalificação daquele espaço, no entanto, teve ainda outra virtude, que foi o de homenagear um ilustre Albicastrense, como é o caso de João Roiz de Castelo Branco, conhecido, principalmente, pela Cantiga, Partindo-se. Homenagem prestada por uma escultura que também tem o valor de ser da autoria de outro Albicastrense, o escultor José Simão.
Assim, a cidade ganha mais qualidade de vida e... memória!

19/09/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
23/10 a 31/03
Mesa dos Sonhos: Duas Coleções de Arte Contemporânea Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
19/12 a 17/03
Júlio Resende - A Voz da PinturaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
12/01 a 17/03
Posto de Trabalho Casa Amarela – Galeria Municipal, Castelo Branco
tituloNoticia
26/01 a 10/03
Figura na paisagem Museu do Canteiro, Alcains
02/02 a 24/02
Com alma e coração Sala da Nora do Cine-Teatro Avenida, Castelo Branco
16/02
Sara TavaresCine-Teatro Avenida, Castelo Branco
16/02
João Roiz Ensemble e Carlos Canhoto Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Visite Castelo Branco

Video

Castelo Branco nos Açores

Video