Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

3 de outubro de 2018

António Tavares
Editorial

O pagamento de portagens na Autoestrada da Beira Interior (A23) está mais uma vez, e nunca é demais, na ordem do dia. A Região não se conforma com este custo, tanto para o cidadão comum, como para os empresários, ou até para os turistas que aqui se deslocam, dinamizando a economia local. Por isso, as iniciativas e protestos contra o pagamento das portagens ganham dimensão, na tentativa de pressionar quem de direito para o regresso das portagens Sem Custos para o Utilizador (SCUT), de modo a que o Interior seja ajudado na sua luta contra a desertificação e os problemas económicos e sociais, entre outros, daí resultantes.
Mas esta não é a única causa que origina movimentações, grande parte delas políticas, até porque é aos políticos que compete defender os cidadãos que os elegeram. Igualmente na ordem do dia está a luta contra o famigerado e contínuo fecho de estações dos CTT que, obviamente, trazem constrangimentos paras as populações que servem.
O que importa é fazer com que esta região do Interior vingue, por quem cá vive, claro está, mas, entre outros fatores, também pela forte importância que tem na história do todo nacional e que é cada vez mais valorizada. Prova disso é que recentemente foi descoberta mais uma nova porta de Idanha-a-Velha; a antiga Capela de São Bartolomeu foi redescoberta e, passados 100 anos após a última romaria, voltou a receber visitantes; e estão a ser desenvolvidos esforços para que os restos mortais do pedagogo António de Sena Faria de Vasconcelos Azevedo, reconhecido internacional e internacional, regressam a Castelo Branco , a sua terra natal.
Assim se mantém viva a história que dá força e razão de ser a um povo.

03/10/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
28/07 a 31/12
Rico SequeiraMuseu dos Têxteis – Mutex, Cebolais de Cima
13/10 a 30/12
NarrativasCasa Amarela, Largo da Sé, Castelo Branco
23/10 a 31/03
Mesa dos Sonhos: Duas Coleções de Arte Contemporânea Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
tituloNoticia
24/10 a 31/12
Mário CostaCentro Artístico Albicastrense (CAA), Castelo Branco
tituloNoticia
18/11 a 14/01
Coleção de AfetosMuseu do Canteiro, Alcains
01/12 a 27/01
Desporto Motorizado em Castelo Branco pré-1964Sala da Nora do Cine-Teatro Avenida, Castelo Branco

Visite Castelo Branco

Video

Castelo Branco nos Açores

Video