Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

5 de dezembro de 2018

António Tavares
Editorial

A Comunicação Social tem como missão produzir notícias, para manter as pessoas informadas, mas, às vezes, também é notícia. Exemplo disso é o tema que está na ordem o dia e que foi levantado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na semana passada, na cerimónia de entrega dos Prémios Gazeta 2017, do Clube de Jornalistas.
Marcelo Rebelo de Sousa alertou para o perigo que paira sobre a Comunicação Social em Portugal, ao realçar que esta enfrenta uma “situação de emergência”, acrescentando que “já constitui um problema democrático e de regime”.
Por isso o Presidente da República destacou que “a grande interrogação que eu tenho formulado a mim mesmo é a seguinte: até que ponto o Estado não tem a obrigação de intervir”, questionando “se não será possível uma forma de intervenção transversal, a nível parlamentar, que correspondesse a um acordo de regime”.
Para o chefe de Estado o importante poderá ser esta intervenção “nem que seja para apoiar financeiramente, economicamente. Encontrar decisões ou medias que minimizem este tipo de crise”.
Uma posição assumida, porque, como sublinhou, “não queria terminar o meu mandato presidencial com a sensação de ter coincidido com um período dramático da crise profunda da Comunicação Social em Portugal. E, portanto, da liberdade em Portugal e, portanto, da democracia em Portugal”.
Sim, porque não reste a menor dúvida, a Comunicação Social é um garante da liberdade, sendo certo que se for eliminada, ou reduzida a níveis mínimos, a liberdade será uma miragem. Depois não se queixem!
Como afirmou o Presidente “vale a pena resistir, pelo jornalismo, pela liberdade, pela democracia em Portugal”.

05/12/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
23/03 a 26/05
No Fundo do PratoMuseu do Canteiro, Alcains
11/04 a 02/06
Murais Artísticos de abril Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
23/04
A Grande Devassa e outras Histórias Auditório da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova
tituloNoticia
24/04
Estado AtivoFábrica da Criatividade, Castelo Branco
tituloNoticia
22/04 a 26/04
25 Abris em LiberdadeSede do Váatão, em Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video