Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

30 de janeiro de 2019

António Tavares
Editorial

Castelo Branco continua a percorrer o caminho no sentido de ser uma cidade de referência a nível cultural.
A prova disso foi a cerimónia realizada no passado sábado, no Salão Nobre da Câmara, na qual foram anunciados os vencedores da primeira edição do Prémio Internacional de Poesia António Salvado – Cidade de Castelo Branco, promovido pela Junta e pela Câmara da cidade.
O Prémio, apesar de estar a dar os primeiros passos, revelou-se um êxito, pois basta ter em atenção que contou com a participação de mais de 500 poemários.
Mas, o Prémio tem outra virtude, a partir do momento que homenageia, em vida, o que não é muito habitual, um poeta Albicastrense, António Salvado, que tem projetado o nome de Castelo Branco tanto no País, como além fronteiras.
Com a poesia ainda como protagonista principal, tal como a Gazeta noticia na edição desta semana, está a ser criada a Rota Eugénio de Andrade, que é também um poeta de referência e que dá a conhecer a Região. A Rota, terá como base, obviamente, Atalaia do Campo, a aldeia do Concelho do Fundão, onde nasceu o poeta. Mas terá também um ponto importante em Castelo Branco, mais concretamente na Rua do Chões, na Zona Histórica da cidade, onde o poeta viveu.
Ainda com a cultura e a poesia como pano de fundo, há que não esquecer as recentes comemorações que tiveram como figura João Roiz de Castelo Branco e que incluíram a instalação de uma nova obra arte na cidade, por sinal, da autoria de um artista Albicastrense, José Simão.
E muito mais haveria a acrescentar na área da cultura nesta cidade do Interior que, cada vez mais, cresce como pólo de atração turística, que tem como uma das suas vertentes a oferta cultural.

30/01/2019
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
23/10 a 31/03
Mesa dos Sonhos: Duas Coleções de Arte Contemporânea Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
19/12 a 17/03
Júlio Resende - A Voz da PinturaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
12/01 a 17/03
Posto de Trabalho Casa Amarela – Galeria Municipal, Castelo Branco
tituloNoticia
26/01 a 10/03
Figura na paisagem Museu do Canteiro, Alcains
02/02 a 24/02
Com alma e coração Sala da Nora do Cine-Teatro Avenida, Castelo Branco
16/02
Sara TavaresCine-Teatro Avenida, Castelo Branco
16/02
João Roiz Ensemble e Carlos Canhoto Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Visite Castelo Branco

Video

Castelo Branco nos Açores

Video