Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

1 de maio de 2019

DE SÁBADO A TERÇA-FEIRA
A tradição da Senhora de Mércoles

O recinto da Nossa Senhora de Mércoles, em Castelo Branco, a exemplo do que acontece todos os anos, entre 4 e 7 de maio, ou seja, partir de sábado e até terça-feira, dia em que é comemorado o Feriado Municipal, será o destino de muitos Albicastrenses e não só.
É que nesses quatro dias realiza-se a tradicional romaria da Nossa Senhora de Mércoles, que tem lugar no segundo domingo depois da Páscoa.
Assim, a partir de sábado, pelo cabeço com o nome da Santa passarão milhares de pessoas, que para além de cumprirem a tradição de irem à romaria, também aproveitam para fazer algumas compras nos postos de venda ali montados, não sendo esquecida, claro está, a vertente religiosa.
Outra parte importante na ida à romaria é, sem dúvida, a da diversão, principalmente para os mais novos, que aí encontram uma grande quantidade de carrosséis que fazem as suas delícias.
Uma tradição que ainda se mantém, tem a ver com o Feriado unicipal de Castelo Branco, já que terça-feira muitas são as famílias que vão almoçar ao ar livre, junto às árvores que rodeiam o recinto. Um almoço de convívio em que a boa disposição não falta e em que um dos pratos indispensáveis são os feijões pequenos cozidos.
Para quem não cumpre esta tradição, há sempre a possibilidade de recorrer a um dos muitos locais onde são servidos petiscos como a sardinha, o bacalhau e as febras assadas. Pontos estes que são muitas vezes o local de encontro entre grupos de amigos.
O programa religioso começa sábado, 4 de maio, às 20 horas, com os peregrinos a reunirem-se junto da Capela de Santa Ana, de onde seguem em procissão para o Santuário de Nossa Senhora de Mércoles.
No que se refere a atividades religiosas, domingo, segunda e terça-feira, sempre às 11 horas é celebrada uma eucaristia campal seguida de procissão, enquanto à noite, a partir das 21 horas se realiza a recitação do Rosário.
No que se refere ao programa é também de referir que no domingo e na terça-feira, às oito horas tem lugar a alvorada, que é seguida de uma arruada em Castelo Branco pela Banda de Tinalhas.
A música, de resto, também marca presença, com os Cavaquinhos de Penha Garcia e as Concertinas da Carapalha a atuarem no domingo à tarde, segunda-feira atua a Banda Filarmónica Cidade de Castelo Branco e na terça-feira é a vez das Adufeiras de Toulões e de Miguel Agostinho.
O programa da romaria da Nossa Senhora de Mércoles termina depois das 22 horas, com um espetáculo piromusical.

01/05/2019
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
06/04 a 28/07
Corpo e Paisagem Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
27/04 a 28/07
Design para a Vida Antigo edifício dos CTT, Castelo Branco

Visite Castelo Branco

Video

Castelo Branco nos Açores

Video