Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

8 de maio de 2019

CASTELO BRANCO, IDANHA-A-NOVA E VILA VELHA DE RÓDÃO
Biosfera está no centro das atenções

Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão recebem, dias 14 e 15 de maio, a 8ª Reunião do Comité Nacional para o Programa Man & Biosphere (MaB) da UNESCO, Reserva da Biosfera Transfronteiriça do Tejo/Tajo Internacional.
O programa começa dia 14 de maio, às 9h50, com a sessão pública de assinatura do protocolo de colaboração entre a Secretaria Geral do Ministério do Ambiente e da Transição Energética, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e das 11 reservas da biosfera portuguesas para o desenvolvimento do projeto Promover o Desenvolvimento dos Territórios das Reservas da Biosfera portuguesas, enquanto territórios vivos de sustentabilidade, financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (MFEEE – EEAGrants) e pelo Fundo Ambiental.
Às 10 horas realiza-se a sessão de abertura e mensagem de boas vindas do presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, no Salão Nobre da autarquia.
A partir das 10h10 é abordado o tema Oportunidades e Desafios das Reservas da Biosfera Portuguesas, pelo presidente do ICNF, Rogério Rodrigues.
Segue-se, às 10h20, o tema As Reservas da Biosfera, com testemunhos de Mário Antunes, Rita Alcazar, Fernando Ferreira e Márcio Dinarte, que são gestores de quatro reservas da biosfera.
Às 10h50m é apresentado o programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono (MFEEE-EEAGrants, pela secretária-geral do Ambiente e da Transição Energética, Alexandra Carvalho.
Isto enquanto às 11 horas é apresentado o projeto Promover o Desenvolvimento dos Territórios das Reservas da Biosfera portuguesas, enquanto territórios vivos de sustentabilidade, por Anabela Trindade, que é a presidente do Comité Nacional MaB, seguindo-se a assinatura do protocolo de colaboração
Às 11h15 tem lugar uma intervenção da secretária de Estado da Conservação da Natureza e Ordenamento do Território, Célia Ramos.
O programa continua às 12 horas. Com o percurso fluvial Balcon del Tago – Projeto de Turismo de Natureza e às 13 horas os participantes dirigem-se para a Herdade da Cubeira, no Concelho de Idanha-a-Nova, onde é servido o almoço, que antecede uma visita à Herdade.
Para as 17 horas está prevista a chegada à Herdade da Várzea, onde, a partir das 17h30 será conhecido o projeto Sementes Vivas - Incubadora de Base Rural na Herdade da Várzea.
Depois do jantar os participantes regressam a Castelo Branco.
Dia 15 de maio o programa começa às 8h30, com a partida para o concelho de Vila Velha de Ródão, onde, a partir das 9h30 é visitado um projeto de sustentabilidade ambiental, no Vale da Sarvinda.
Às 10h30, na Herdade da Urgueira, começam os trabalhos em sala, com pontos como informações; nota de apoio nº3 – relacionamento com os atores locais, novas candidaturas - Porto Santo e Arrábida, relatórios de avaliação periódica – RB das Flores e RBT Gerês-Xurês; ponto situação do plano de atividades 2019 e candidatura EEAGrants Promover o desenvolvimento dos territórios das Reservas da Biosfera portuguesas enquanto laboratórios vivos de sustentabilidade.
Depois uma pausa para alnoço os trabalhos continuam com a continuação do ponto candidatura EEA Grants Promover o desenvolvimento dos territórios das Reservas da Biosfera portuguesas enquanto laboratórios vivos de sustentabilidade e com o contributo de cada Reserva da Biosfera para a implementação do Plano de Ação de Portugal – 2018-2019.
Para as 18 horas está marcada a sessão de encerramento, no qual se aguarda a confirmação da presença do secretário de Estado de Valorização do Interior, João Paulo Catarino.

08/05/2019
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
06/04 a 28/07
Corpo e Paisagem Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
27/04 a 28/07
Design para a Vida Antigo edifício dos CTT, Castelo Branco

Visite Castelo Branco

Video

Castelo Branco nos Açores

Video