Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

19 de junho de 2019

PROVA TEM MAIS DE 80 INSCRITOS
Campeã Europeia participa no Rali de Castelo Branco

O Rali de Castelo Branco sai para a estrada já no próximo fim de semana, 22 e 23 de junho. Durante os dois dias os bólides vão roncar pelas provas especiais de classificação (PEC) disputadas nos concelhos de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão, numa prova que promete ser muito emocionante. Desde logo pelo facto de, como a Gazeta noticiou na semana passada, o Rali ter um figurino novo, como é o caso do regresso às classificativas de Ródão. Outra grande novidade, como também já foi noticiado, é que a superespecial de Castelo Branco foi totalmente redesenhada. Recorde-se que nos anos anteriores o percurso incluía a Avenida da Europa, parte da Avenida General Humberto Delgado, a Rotunda da Europa e a Avenida de Espanha, mas este ano, os pilotos partem da Rua Poeta João Roiz, junto ao Centro Coordenador de Transportes, seguindo para a Rotunda da Ponte da Carapalha, para passarem pela Rua da Carapalha até à Praça Família Domingos, junto da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), e rumarem para a Rua Camilo Castelo Branco. Depois de fazerem a Rotunda dos Três Globos, descem a Rua 5 de Outubro, entram na Avenida General Humberto Delgado, em direção à Rotunda da Europa, para se dirigirem para a Avenida de Espanha. Um percurso que será cumprido duas vezes, o que fará com que o ritmo de passagem de carros seja constante.
Mas os atrativos da prova organizada pela Escuderia Castelo Branco (ECB) não acabam por aqui.
Tudo, porque o Rali, que é a quinta prova a pontuar para o Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), sendo a primeira prova de asfalto, depois de se realizarem quatro em terra, também pontua para o Campeonato do Centro de Ralis e tem uma lista que ultrapassa os 80 inscritos.
Assim, em Castelo Branco estarão os principais candidatos ao título de Campeão Nacional de Ralis.
Na frente do CPR está Ricardo Teodósio, aos comandos de um Skoda Fabia R5, com o qual vai lutar pela vitória, para manter a liderança. Mas pela frente terá adversários de peso, como é o caso do campeão em título, Armindo Araújo, que ocupa atualmente a segunda posição no Campeonato e fará tudo para levar o Hyundai I20 R5, ao topo do pódio. Aliás, como o tentará fazer o terceiro classificado, no Campeonato, Bruno Magalhães, também ao volante de um Hyundai I20 R5.
Mas a este lote há a somar outros pilotos de referência, como é o caso de José Pedro Fontes, que alinha que um Citroën C3 R5, ou de João Barros, em Skoda Fabia R5.
Perante isto estão lançados os dados para que o Rali de Castelo Branco seja disputado ao milímetro, até ao final do último troço.
Tudo isto, sem deixar de lado a importância de seguir também com atenção o Campeonato do Centro de Ralis, que é liderado pelo piloto Fundanense Fernando Teotónio, em Mitsubishi Lancer Evo IX.
No que respeita a inscritos, o Rali de Castelo Branco tem ainda outra grande atração, uma vez que conta com a participação da piloto espanhola Emma Falcón, que em 2018 se sagrou Campeã Europeia de Ralis. Este é assim mais um motivo de atração do Rali, pois será sem dúvida interessante acompanhar a prova de Emma Falcón, que tripulará um Citroën C3 R5.
No que se refere à presença da Campeão Europeia em título, o presidente da Escuderia, António Sequeira, revela que “sabia que ela tinha gosto em vir. Cas-telo Branco também gostava de a receber”. Por isso estavam reunidas todas as condições para esta presença internacional, que acontecerá “integrada numa equipa do Campeonato Nacional, que é a RMC Motorsport, de Armindo Araújo”.
António Sequeira realça que a presença de Emma Falcón “é uma mais valia, porque é um nome sonante, tratando-se da Campeã Europeia em título, que vem marcar o Rali pela competitividade, pela atração”.
Acrescenta que esta presença “nos orgulha muito, por ter escolhido Castelo Branco para uma prova para a qual não pontua. Vem, porque ouviu falar no clube e na organização”.
Já em termos mais abrangentes, António Sequeira destaca que “a nossa equipa fez um grande trabalho nos últimos meses, para que o início da fase de asfalto do Campeonato de Portugal de Ralis aconteça da melhor forma. Estamos muito satisfeitos com a quantidade e a qualidade da lista de inscritos. Vamos receber os melhores dos melhores da modalidade e isso é motivo de orgulho. Acreditamos que vamos voltar a por na estrada uma prova de nível elevado”.
António Sequeira que aproveita para “pedir aos adeptos que contribuam para o sucesso, principalmente quando forem para as especiais. Esta fase do ano é muito complicada e não queremos que haja incêndios. Queremos promover um rali em segurança para todos”.
António Tavares

19/06/2019
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
06/04 a 28/07
Corpo e Paisagem Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
27/04 a 28/07
Design para a Vida Antigo edifício dos CTT, Castelo Branco
03/07 a 29/07
Instameet Ribeiro SanchesBiblioteca Municipal de Penamacor
tituloNoticia
03/07 a 31/07
Uma porta abertaAuditório Municipal de Proença-a-Nova
19/07 a 19/10
Workshops de fotografiaMuseu dos Têxteis – MUTEX, Cebolais de Cima
20/07
Thomas BakkMiradouro de São Gens, Castelo Branco

Visite Castelo Branco

Video

Castelo Branco nos Açores

Video