Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

21 de agosto de 2019

António Tavares
Editorial

O Dia Europeu sem Carros é assinalado esta quinta-feira, 22 de agosto, integrado na Semana Europeia da Mobilidade. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar as pessoas para reduzir o tráfego rodoviário, principalmente dentro das cidades. Isto, com a finalidade de aumentar a qualidade de vida e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais.
Assim, nesse dia, mas não só, a população é desafiada a optar por transportes menos poluentes, como sejam os transportes públicos, ou, melhor ainda, as bicicletas.
Este desafio surge num momento após Portugal ter enfrentado um clima conturbado, devido a algumas restrições no abastecimento de combustíveis, devido à greve dos motoristas de matérias perigosas que, entretanto, foi desconvocada.
Tudo isto leva a refletir um pouco sobre a necessidade de utilizar o carro nas cidades, principalmente nas de pequena ou mesmo média dimensão. Afinal, em muitas das deslocações são percorridos percursos curtos, que podem, perfeitamente, ser feitos a pé. Uma atitude que apresenta inúmeras vantagens. Desde logo, porque se poupa combustível, que como é do conhecimento geral tem um valor elevado. A isso há a somar a poupança no desgaste do veículo. E, ainda mais importante, andar a pé é saudável, assumindo-se como uma forma de combater a vida sedentária que, cada vez mais, é rainha na vida moderna.
Outra vantagem, a partir do momento que há menos veículos, além de haver menos poluição atmosférica e sonora, é que também as ruas e avenidas ficam mais desimpedidas, para dar lugar aos peões.
Por isso aceite o desafio e quinta-feira, mas também nos outros dias, sempre que possível, deixe o carro estacionado e ande a pé.

21/08/2019
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
16/10 a 06/01
27/11 a 06/01
É Natal, Nasceu o Deus Menino Museu do Canteiro, Centro Cultural de Alcains
08/12
A Laura Quer!Cine-Teatro Avenida, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2018

Castelo Branco nos Açores

Video