Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

9 de outubro de 2019

EM SALAMANCA, ESPANHA
Gonçalo Salvado em destaque no XXII Encuentro de Poetas Iberoamericanos

O XXII Encuentro de Poetas Iberoamericanos contará, este ano, como poeta convidado, com a presença de Gonçalo Salvado, autor de uma vasta obra de poesia que conta já com 14 títulos e galardoado em 2013 com o Prémio Sophia de Melo Breyner da União de Escritores Brasileiros do Rio de Janeiro.
O Encontro decorrerá de 14 a 17 de Outubro, organizado pela Fundación Salamanca Ciudad de Cultura y Saberes, sob a direção do poeta peruano espanhol Alfredo Pérez de Alencart, professor da Universidade de Salamanca.
No quadro do Congresso e integrado na sua programação será apresentado, dia 16 de Outubro, a partir das 17 horas, na Aula A 24 da Faculdade de Filologia da Universidade de Salamanca, o livro de poesia Cântico dos Cânticos de Gonçalo Salvado, longo poema inspirado no célebre livro bíblico do amor, em dois formatos, que são o formato livro e no novo original formato livro/garrafa, primeira e segunda edição respetivamente, que terá neste evento a sua estreia.
A sessão de apresentação que recebeu o título Gonçalo Salvado Y su Cântico dos Cânticos estará a cargo de Pedro Serra, catedrático responsável pela área de Filologia Galega e Portuguesa do Departamento de Filologia Moderna da Universidade de Salamanca e contará com leituras de excertos do poema por Gonçalo Salvado.
A nova edição em formato de livro/garrafa e em versão bilingue, Português e Italiano, é ilustrada com desenhos do escultor Francisco Simões e prefaciada pelo ensaísta e crítico de poesia Fernando Guimarães, contando ainda com um texto de abertura de Maria João Fernandes. O design gráfico é de Mariana Almeida. A tradução para o Italiano é da poetisa e tradutora italiana Stefania Di Leo, no poema, e de Anna Antonini, nos restantes textos. A obra tem as chancelas da A23 Edições em parceria com Quinta dos Termos.
De realçar que a primeira edição deste livro de Gonçalo Salvado, que será apresentada na mesma sessão, em simultâneo com a nova edição, foi ilustrada pelo escultor João Cutileiro e consistiu numa edição bilingue, Português e Hebraico, com chancela da RVJ Editores, com o apoio da Câmara de Castelo Branco. Recorde-se que o seu lançamento, em 2017, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, foi acompanhado por uma exposição bibliográfica sobre o Cântico dos Cânticos, a primeira realizada em Portugal e no Brasil, constituída por mais de uma centena de obras pertencentes à vasta coleção privada de Gonçalo Salvado sobre esta temática, grande influência da poesia deste autor.
Esta exposição estará patente, em Lisboa, na Biblioteca Nacional de Portugal, em 2020, numa das principais salas daquela instituição, espaço que permitirá reconstituir a atmosfera e recriar o imaginário do célebre poema bíblico do amor e onde, a par da exposição bibliográfica, haverá uma vertente iconográfica reunindo algumas imagens mais emblemáticas que lhe foram dedicadas em Portugal. Está ainda previsto nesse contexto um ciclo de conferências e um colóquio sobre O Cântico dos Cânticos.
Esta nova edição de Cântico dos Cânticos de Gonçalo Salvado em formato livro/garrafa é de grande inedetismo visto ser a primeira vez, em todo o Mundo, que o Cântico dos Cânticos, ou neste caso, um poema nele inspirado, se associa ao vinho de maneira tão concreta, e com toda a pertinência, visto ser o Cântico dos Cânticos bíblico um dos poemas universais que mais menciona a figura do vinho, utilizando-a oito vezes como metáfora de eleição.
Refira-se ainda que o vinho num contexto amoroso é por sua vez o tema da primeira antologia de poemas de Gonçalo Salvado, ilustrada com desenhos do escultor José Rodrigues, publicada por esta mesma editora e com o mesmo formato, em 2017, em homenagem ao Rubayat do poeta persa do Século XI Omar Kayyam, obra cume da poesia universal que, a par do Cântico dos Cânticos, mais referencia e enaltece o vinho. Esta antologia de Gonçalo Salvado constituiu-se na altura o primeiro livro/garrafa editado em Portugal.
No prefácio à nova edição, em formato livro/garrafa, de Cântico dos Cânticos Fernando Guimarães escreve que “João de Deus considerou que a Bíblia era “o livro de aliança e de amor”. Aí se encontra o Cântico dos Cânticos que é atribuído a Salomão. Ele tem sido evocado, traduzido, parafraseado, por vários escritores e poetas ao longo do tempo. Gonçalo Salvado também se aproxima desta obra que se tornou quase mítica; daí o modo como, através da sua própria linguagem, nos remete para o imaginário bíblico. (…) O poema de Gonçalo Salvado, se não se fixa, como é óbvio, no sentido literal das palavras, também diverge daquele sentido messiânico (...). Mas há, sim, um sentido figurado que assenta sobretudo no recurso a imagens, a metáforas e ao que se poderia admitir como uma extensão temática que se concentra numa visão sempre marcada pelo erotismo, pela paixão amorosa. Daí as referências na poesia de Gonçalo Salvado dirigidas ao corpo, aos seus gestos, à nudez. O poema constitui-se através de um traçado metafórico que se vai centrar, sobretudo, na imagem da mulher vista com um espelho da natureza.(…) Podemos dizer que nesta obra há a intenção de se apresentar como um reencontro com o tradicional Cântico dos Cânticos ou a poesia oriental tal como a conhecemos desde os gazéis de Hafiz aos poemas arabigoandaluces que, aliás, algo terão a ver com os poetas árabes do Algarve e a nossa poesia medieval”.
No prefácio à nova edição de Cântico dos Cânticos Maria João Fernandes salienta que “Nesta nova edição do poema Cântico dos Cânticos de Gonçalo Salvado, o amor, tema por excelência da sua poesia cuja grande inspiração é o livro bíblico homónimo, associa-se ao vinho, aí frequentemente referido e sua metáfora de eleição. É a primeira vez que uma edição do Cântico dos Cânticos, ou melhor de um poema nele inspirado, surge em tão estreita relação, e de maneira tão concreta, com o vinho. O vinho num contexto amoroso é o tema por sua vez da primeira antologia de poemas do autor, publicada por esta mesma editora e com o mesmo formato (2017) em homenagem ao Rubayat do poeta persa Omar Kayyam (1048-1131), na origem de todo um filão de obras maiores da literatura europeia. Neste seu actual livro/garrafa para além destas grandes referências que já pertencem ao património da humanidade reflectem-se ainda as poesias de amor do Egipto, da Mesopotâmia e árabe, caras ao autor, e que associam o amor e o vinho e a grande poesia do Ocidente, mas sem ofuscar, antes realçando, a fonte original do seu próprio estilo, alimentado pelo caudal luminoso das suas metáforas, no fundador diálogo com o Cosmos que é o de toda a verdadeira poesia”.
O livro nas suas duas edições vai ao encontro da temática do XXII Encuentro de Poetas Iberoamericanos que tem como titulo Llama de Amor Viva, sendo consagrado à figura e à poesia de S. João da Cruz para muitos considerado o maior poeta em língua espanhola. O encontro pretende também celebrar o centenário da poetisa Eunice Ódio (Costa Rica, 1919 - México, 1974), uma das mais singulares poetisas do amor e do erotismo da América Latina, cuja obra é, tal como a poesia de S. João da Cruz, tributária e profundamente marcada pelo leitura apaixonada do Cântico dos Cânticos. De notar ainda que Salamanca está profundamente ligada ao Cântico dos Cânticos, na figura de Frey Luís de Leon, célebre professor da Universidade daquela cidade, autor de uma tradução do Cântico dos Cânticos considerada uma das obras primas do Renascimento espanhol.

09/10/2019
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
21/03 a 21/04
Dia Mundial da PoesiaBiblioteca Municipal António Salvado, Castelo Branco
23/03 a 26/05
No Fundo do PratoMuseu do Canteiro, Alcains
11/04 a 02/06
Murais Artísticos de abril Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
19/04
Conversas da LiberdadeCineteatro Tasso do Clube da Sertã
19/04
Paulo Samuel Biblioteca Municipal António Salvado, Castelo Branco
20/04
Cérebro em Ação Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, Sertã
20/04
Sérgio PelágioCine-Teatro Avenida, Castelo Branco
tituloNoticia
21/04
Vitorino e SeptetoCasa da Cultura da Sertã
23/04
A Grande Devassa e outras Histórias Auditório da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova
tituloNoticia
24/04
Estado AtivoFábrica da Criatividade, Castelo Branco
tituloNoticia
22/04 a 26/04
25 Abris em LiberdadeSede do Váatão, em Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video