Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

20 de novembro de 2019

CALENDÁRIO DE EVENTOS PARA 2020
Proença-a-Nova quer atrair visitantes durante todo o ano

Gastronomia, praias fluviais, atividades na natureza, cultura, história e tradição são algumas das temáticas em destaque no calendário de eventos para 2020, apresentado na reunião da Câmara de Proença-a-Nova, dia 4 de novembro.
A autarquia afirma, em comunicado, que “a aposta do Município de Proença-a-Nova está em linha com os anos anteriores, com uma oferta diversificada para vários públicos e com motivos que justifiquem a visita ao território durante todo o ano”.
Para o presidente da Câmara, João Lobo, “a tarefa de promover o Concelho é um compromisso de todos aqueles que verdadeiramente sentem orgulho nas suas raízes, espelhadas no vasto património, seja ele material ou imaterial. Nesse sentido, o Município realiza um calendário de eventos cheio de momentos em que somos todos chamados a tomar a iniciativa, tirando partido das várias infraestruturas que ao longo dos anos se têm realizado”.
Para 2020 estão previstos os festivais da Adega Típica, estimulando os produtores de vinho a participarem no Concurso de Vinhos, realizado em parceria com o CCV da Floresta; da Cereja e do Limão; do Peixe do Rio; do Plangaio e do Maranho; da Tigelada e do Mel e o Mercado dos Sabores de Natal que, além da tradicional doçaria, divulga também o artesanato e os pequenos produtores.
A valorização do território será ainda notória em eventos como a Festa do Município, que será dedicada às plantas aromáticas e medicinais, o BiodivSummit, que assinala o Dia Internacional da Biodiver-sidade, ou a comemoração do Dia Internacional das Florestas.
É também em 2020 que se desenvolverá o terceiro ano do projeto Beira Baixa Cultural, cofinanciado no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia, com a recriação histórica do Santo Lenho, das Invasões Francesas e os Trilhos das Bruxas e Lobisomens e as oficinas temáticas dedicadas ao Ciclo do Pão, aos Segredos da Tigelada, ao Queijo Artesanal ou ao Peixe do Rio. O Festival das Artes da Beira Baixa percorrerá novamente as praias fluviais, com a novidade de se deslocar também às piscinas públicas do Concelho.
O V Encontro das Associações do Concelho de Proença-a-Nova, alicerçando o apoio do Município ao tecido associativo, primeira linha de contacto com a comunidade que contribui para a divulgação do património imaterial do Concelho; o Fórum Empresarial, reunindo as empresas que todos os dias contribuem para o desenvolvimento do território; congressos internacionais, um dedicado à Arqueologia e outro às estratégias de animação sociocultural no processo de envelhecimento ou o 25º aniversário da Biblioteca Municipal são outros dos eventos que se destacam do conjunto de iniciativas programadas.
Há ainda muitas atividades regulares que enriquecem o calendário, como é o caso do Festival de Teatro, a entrar na 15ª edição; os passeios pedestres mensais; o programa de animação de verão; as atividades durante as férias escolares da Páscoa e do Natal, ou seja, o Páscoa a Derreter e o Natal a Derreter; o Proença Championship Tour; o Encontro de Escalada; a Encomendação das Almas; o Encontro de Janeireiros, entre outros.

20/11/2019
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
23/03 a 26/05
No Fundo do PratoMuseu do Canteiro, Alcains
11/04 a 02/06
Murais Artísticos de abril Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
22/04 a 26/04
25 Abris em LiberdadeSede do Váatão, em Castelo Branco
25/04
The Halfzeimers, A Stone in Your Shoe e Contas & OssosPandemónio Bar, na Praça de Camões, Castelo Branco
27/04
TaxiCine-Teatro Avenida, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video