Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

27 de novembro de 2019

A PARTIR DO PRÓXIMO SÁBADO ATÉ DIA 31 DE DEZEMBRO
Natal Branco regressa reforçado

O Natal Branco chega a Castelo Branco no próximo sábado, prometendo muitas novidades e animação até ao último dia do ano, 31 de dezembro.
Na apresentação da iniciativa, dinamizada pela Câmara de Castelo Branco em parceria com a ACICB – Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa, o presidente da autarquia, Luís Correia, realçou que o Natal Branco “é um momento único em que vai decorrer uma série de atividades” e acrescentou que em relação à primeira edição, realizada no ano passado, “grande parte dos objetivos principais se mantém”.
Luís Correia destacou que na edição deste ano “há mais inscrições, mais expositores”, uma vez que “passamos de 61 para 76 expositores e fazemos a festa à volta dos nossos produtores e da atividade económica”.
O autarca garante que o objetivo “é fazer do Natal Branco uma referência a nível nacional e ibérico, pelo que na última semana estivemos na Feira de Turismo de Badajoz, em Espanha, a divulgar o evento”.
Luís Correia afirma também que “continuamos a reforçar o trabalho de colaboração, nomeadamente com a ACICB, que tem o trabalho de envolvimento com os agentes económicos, mas também com as associações de bairro, no que respeita à decoração de rotundas e ao incentivo às pessoas de cada bairro para fazerem decorações de Natal”, sem esquecer “as escolas, as juntas de freguesia e outras entidades”, dando, neste caso, o exemplo das exposições de árvores de Natal e de presépios.
Acrescenta que a criatividade também foi tida em consideração, com “a dança, o teatro e a venda de objetos produzidos na Fábrica da Criatividade”.
A aposta passa igualmente pelo “reforço do papel da música, com o envolvimento de coros, bandas e grupos de cantores”. Reforço que também se reflete “no envolvimento de toda a comunidade, com o concurso de montras, a Parada de Natal e a decoração”.
Reforço que também abrange as causas sociais com a Árvore dos Desejos, no centro da cidade, que já no ano passado foi o modo de angariar receitas para a Casa de Infância e Juventude de Castelo Branco (CIJE).
Por tudo isto, Luís Correia não hesita em afirmar que “temos todos os ingredientes para ter um evento que cumpre o objetivo de promover Castelo Branco e de atrair pessoas, sendo que em primeiro lugar está o envolvimento dos Albicastrenses”.
No que respeita a novidades, Luís Correia destaca “a decoração de oito rotundas, por seis associações”, sendo que essas rotundas estão incluídas no percurso do Comboio de Natal. A isto junta o reforço do Túnel de Luz, nas traseiras da Câmara, além de “termos alargado os horários dos espaços e dos eventos. Também envolvemos o Parque da Cidade, com a exposição de 48 árvores de Natal e figuras de luz. Temos um roteiro fotográfico com mais de 50 pontos. Temos a exposição de presépios, a Aldeia Bolacha, no Mercado Municipal de Castelo Branco, e várias oficinas dedicadas à mesa de Natal, às panquecas e às maçãs do amor, entre outros temas”.
Luís Correia também destaca a parceria com os CTT, na resposta de cartas enviadas ao Pai Natal, e com as farinhas Branca de Neve, das Fábricas Lusitana, na dinamização oficinas de panquecas.
O realce vai também para os espetáculos, dando como exemplo o ballet, dia 5 de dezembro, no Cine-Teatro Avenida, com o Russian Classic Ballet a levar ao palco o Lago dos Cisnes, bem como para espetáculos para crianças nos dias 8, 15, 22 e 29 de dezembro.
Luís Correia adianta ainda que com a finalidade de projetar o Natal Branco “foram enviados convites a cerca de 900 escolas, a nível nacional”, adiantando que, até ao momento, entre estas escolas e outras da região, bem como outras entidades, “já estão previstos mais de 100 grupos ao longo de todo o Natal Branco”.
O autarca sublinha que o Natal Branco termina na noite de passagem de ano, com a Noite Mágica 360º, em relação à qual não quis revelar pormenores.
Por seu lado, o presidente da direção da ACICB, Sérgio Bento, começou por afirmar que “esta é uma época que para nós é muito importante. É muito importante para o tecido empresarial, que neste período pode aumentar as vendas”.
Sérgio Bento, focado no Natal Branco, destaca que “a Câmara apoia e tem sido o motor destas atividades e não podemos deixar de estar ao seu lado”, para concluir que esta “é uma excelente iniciativa, com muitas atividades, com muitos eventos, durante um mês”.
António Tavares

27/11/2019
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
23/03 a 26/05
No Fundo do PratoMuseu do Canteiro, Alcains
11/04 a 02/06
Murais Artísticos de abril Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
22/04 a 26/04
25 Abris em LiberdadeSede do Váatão, em Castelo Branco
27/04
TaxiCine-Teatro Avenida, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video