Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

27 de novembro de 2019

NO PRÓXIMO SÁBADO
AZEITE.COME recupera memórias da campanha da azeitona

A edição do AZEITE.COME deste ano, que se realiza no próximo sábado, 30 de novembro, é dedicada à tradição, aos usos e aos costumes ligados à apanha da azeitona. Além da viagem por todo o ciclo do azeite, desde o fruto até ao produto final, a proposta convida as pessoas a participarem da apanha, juntamente com o grupo de teatro Váatão, que recriará todo o processo, desde o estender dos panos, à colheita, à partilha do farnel e às cantigas que faziam esquecer a dureza desta tarefa agrícola.
O programa inclui uma visita ao lagar tradicional do Vale Serrão, onde os participantes poderão conhecer os processos de extração de azeite, nos quais a azeitona é moída por pesadas mós, é enseirada e então prensada, de modo a que o azeite escorra para recipientes com água quente, onde é feita a separação dos dois líquidos.
A visita seguirá depois para um lagar moderno. A empresa Lagares da Catraia, SA abrirá as suas portas para mostrar como funciona um lagar industrial, em que a mão de obra necessária para o processo de extração de azeite é menor.
No final da visita haverá uma prova de azeites promovida por João Rodrigues, seguida de um atelier de cultura e gastronomia com o chef João Branco. A manhã terminará com um almoço na Associação dos Galisteus.
São estas memórias e as experiências sensoriais que o AZEITE.COME pretende reavivar e dar a oportunidade de outros as viverem, integrando esta iniciativa no projeto Beira Baixa Cultural – cofinanciado no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB).
As inscrições estão limitadas a 40 participantes e estão a decorrer no Posto de Turismo, através do telemóvel 939623269 ou do endereço eletrónico postodeturismo@cm-proencanova.pt.

27/11/2019
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
21/03 a 21/04
Dia Mundial da PoesiaBiblioteca Municipal António Salvado, Castelo Branco
23/03 a 26/05
No Fundo do PratoMuseu do Canteiro, Alcains
11/04 a 02/06
Murais Artísticos de abril Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
20/04
Cérebro em Ação Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, Sertã
20/04
Sérgio PelágioCine-Teatro Avenida, Castelo Branco
tituloNoticia
21/04
Vitorino e SeptetoCasa da Cultura da Sertã
23/04
A Grande Devassa e outras Histórias Auditório da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova
tituloNoticia
24/04
Estado AtivoFábrica da Criatividade, Castelo Branco
tituloNoticia
22/04 a 26/04
25 Abris em LiberdadeSede do Váatão, em Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video