Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

15 de janeiro de 2020

DA AUTORIA DE LUÍSA FERREIRA NUNES
Uma exposição de Encantal

Conhecer as paisagens, fauna e flora da Beira Baixa é a proposta da exposição Encantal, da autoria Luísa Ferreira Nunes, que está patente na Casa Amarela, no antigo edifício dos Correios, no Largo da Sé, em Castelo Branco. A mostra, que pode ser visitada até 23 de fevereiro, tem como base o livro, com o mesmo título, também da autoria de Luísa Ferreira Nunes.
Na inauguração, o presidente da Câmara, Luís Correia, realçou que “este é mais um momento muito positivo. Um momento com grande expectativa, porque há alguns anos que andamos a falar deste livro, que é uma excelente obra de acompanhamento da exposição”.
Luís Correia garantiu que com Encantal “é possível ficar a conhecer a paisagem, a fauna e a flora da Beira Baixa” e sublinhou que, “assim, estamos a valorizar o nosso território”.
O autarca avançou ainda que “todos nós conhecemos e admiramos o trabalho de Luísa Ferreira Nunes”, sendo que no caso de Encantal “é um trabalho que sei que demorou anos, porque há anos que andamos a falar nele”.
Luís Ferreira Nunes afirmou que Encantal é a forma de “falar da Beira de outra forma, não sendo a minha terra de origem”, para mais à frente confessar que no decorrer do longo trabalho de campo, “a partir de determinada altura, principalmente no verão, com muito calor, quis desistir”, tudo, porque nessas condições “estive vários dias sem falar com ninguém. Sozinha. Foram momentos de algum desespero”.
Mas não desistiu e revela que “essas condições extremas me fizeram ver como as espécies sobrevivem a tanto calor. Permitiu-me saber como fazem, que estratégias têm”.
Luísa Ferreira Nunes adianta também que “o contacto com os animais, para mim, é sempre o mais fascinante”, adiantando que “o mais encantador, daí Encantal, foram os animais da noite. Perceber os seus sons, que estratégias usam para serem silenciosos durante a predação”.
António Tavares

15/01/2020
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
10/01 a 23/02
EncantalCasa Amarela, Castelo Branco
01/02 a 30/03
Arte Urbana: Efémere e Permanente Museu do Canteiro, Alcains
01/02 a 01/03
Ruturas em lavra Sala da Nora do Cine-Teatro Avenida, Castelo Branco
tituloNoticia
12/02 a 29/02
Les Bois Flotté e outros trabalhosCasa da Cultura da Sertã

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2018

Castelo Branco nos Açores

Video