Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1654 - 2 de setembro de 2020

DOS DOIS AOS 74 ANOS
Habitantes de Sobral Fernando limpam ruas e plantam flores

A Associação para o Desenvolvimento do Sobral Fernando, no Concelho de Proença-a-Nova, aproveitando a presença de mais crianças, devido às férias de verão, lançou o desafio de, em conjunto, tornarem Sobral Fernando “a aldeia a mais bonita do concelho”. Assim, cerca de 25 pessoas, das quais nove crianças e jovens desde os dois anos até aos 16 e adultos até aos 74 anos, colocaram mãos à obra e em seis ações de limpeza arrancaram ervas, apanharam lixo, limparam valetas e varreram ruas. Para florir mais a aldeia, reutilizaram objetos para servirem de vasos, nomeadamente bidões utilizados noutros tempos nas campanhas da resina, panelas antigas, penicos e carros de mão de ferro, baldes de transporte da resina ou janelas antigas”, com a presidente da Associação, Ana Louro, a realçar que “utilizámos objetos que contam histórias”.
As 45 flores utilizados nos 17 vasos recuperados foram compradas por alguns moradores ou fornecidas pela Viveiro da Câmara Municipal.
Ana Louro destaca que “a reação das pessoas foi muito positiva, pois aderiram logo, uns a serem responsáveis pela rega de determinadas zonas, outros a quererem colaborar na plantação das flores” e acrescenta que “inclusivamente começaram a haver mais visitas por parte das pessoas das aldeias ao redor, para verem as nossas ruas coloridas”.
As próximas ações previstas vão levar os voluntários até ao Rio Ocreza, para recolha de lixo nas margens e a realizar a pintura de muros que estejam mais degradados e de desenhos no chão em certos locais da aldeia, neste caso na primavera de 2021.
A Associação para o Desenvolvimento do Sobral Fernando espera, agora, que “mais associações sigam o exemplo e valorizem o património das suas localidades”, sendo que da parte da Câmara de Proença-a-Nova “há disponibilidade para fornecer flores e outras plantas do Viveiro Municipal, mediante as existências e solicitação prévia, contribuindo para um Concelho mais florido e verde”.

02/09/2020
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
21/03 a 21/04
Dia Mundial da PoesiaBiblioteca Municipal António Salvado, Castelo Branco
23/03 a 26/05
No Fundo do PratoMuseu do Canteiro, Alcains
11/04 a 02/06
Murais Artísticos de abril Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
20/04
Cérebro em Ação Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, Sertã
20/04
Sérgio PelágioCine-Teatro Avenida, Castelo Branco
tituloNoticia
21/04
Vitorino e SeptetoCasa da Cultura da Sertã
23/04
A Grande Devassa e outras Histórias Auditório da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova
tituloNoticia
24/04
Estado AtivoFábrica da Criatividade, Castelo Branco
tituloNoticia
22/04 a 26/04
25 Abris em LiberdadeSede do Váatão, em Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video