Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1656 - 16 de setembro de 2020

OBRA COMEMORA 100 ANOS DE CRUZEIRO SEIXAS E CELEBRA O EROS SURREALISTA
Gonçalo Salvado organiza antologia de poesia amorosa

A antologia de poesia O Fogo agora Verde – Poemas de Amor de Cruzeiro Seixas organizada pelo poeta Gonçalo Salvado, edição da Lumen e da Livraria Sá da Costa Editora, de Lisboa, em parceria com a Quinta dos Termos, acaba de ser publicada. A antologia, agora lançada em estreia, insere-se numa coleção de poesia, única no panorama editorial português, dirigida por Gonçalo Salvado, em que as obras surgem em original formato livro/garrafa, e tem como editor Ricardo Paulouro.
O livro pretende comemorar os 100 anos de Artur do Cruzeiro Seixas, pintor e poeta, figura maior da cultura portuguesa e expoente nacional do Surrealismo. Pretende celebrar, igualmente, o Eros surrealista através de um dos seus mais genuínos cultores e representantes.
A obra inclui poemas de Cruzeiro Seixas com a temática amorosa, alguns com referência ao vinho, atendendo à especificidade da coleção, e é ilustrada com três desenhos inéditos do artista. Inclui ainda um poema inédito em fac-simile dedicado por Cruzeiro Seixas a Gonçalo Salvado, uma carta inédita do artista também em fac-simile ilustrada com um desenho e enviada ao mesmo, uma nota de abertura do autor da antologia e um texto introdutório de Maria João Fernandes.
Trata-se da primeira antologia poética com o tema do amor em Cruzeiro Seixas, temática essa, a par do erotismo, nuclear na sua obra.
De referir que a ideia desta antologia surgiu após uma leitura pública de poemas de Cruzeiro Seixas por Gonçalo Salvado, no auditório da Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, no contexto de uma cerimónia de homenagem que lhe foi dedicada, em abril de 2019, numa das suas últimas aparições públicas. Alguns dos poemas selecionados e lidos nesse evento fazem parte integrante da antologia.
De referir também que a Biblioteca Nacional de Portugal, para assinalar o centenário do nascimento de Artur Cruzeiro Seixas, promoverá uma exposição baseada nos desenhos do artista que integram o espólio daquela instituição. A inauguração da exposição está prevista para fevereiro de 2021.
A pré-apresentação da antologia O Fogo agora Verde realiza-se esta quinta-feira, 17 de setembro, e consistirá na audição de um excerto da gravação dessa mesma leitura de poemas de Cruzeiro Seixas por Gonçalo Salvado, na Biblioteca Nacional de Portugal, em 2019. A gravação será exibida na página de Facebook da editora Lumen.
Recorde-se que não é a primeira vez que Gonçalo Salvado homenageia, num livro de sua autoria, Cruzeiro Seixas, com quem cultivou um diálogo ao longo de toda a sua vida. A extraordinária personalidade deste singular artista foi marcante e exerceu profunda influência na sua obra estando no alvor da sua poesia. O seu livro Iridescências, publicado em 2002, em Castelo Branco, termina com uma epígrafe de Cruzeiro Seixas, em sua homenagem: “O corpo é a obra de arte inacabada a que procuramos sempre acrescentar qualquer coisa. Essa coisa é o nosso amor.”
No texto introdutório Maria João Fernandes escreve que “A obra plástica e poética de Cruzeiro Seixas situa-se e situa-nos, no regime da separação da luz e da noite, domínio de Kronos, de Thanatos, com o seu vasto cortejo de imagens-símbolos e simultaneamente no regime da união, de uma noite que é imagem da intimidade, dos mágicos territórios de Eros”.

16/09/2020
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
21/03 a 21/04
Dia Mundial da PoesiaBiblioteca Municipal António Salvado, Castelo Branco
23/03 a 26/05
No Fundo do PratoMuseu do Canteiro, Alcains
11/04 a 02/06
Murais Artísticos de abril Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
20/04
Cérebro em Ação Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, Sertã
20/04
Sérgio PelágioCine-Teatro Avenida, Castelo Branco
tituloNoticia
21/04
Vitorino e SeptetoCasa da Cultura da Sertã
23/04
A Grande Devassa e outras Histórias Auditório da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova
tituloNoticia
24/04
Estado AtivoFábrica da Criatividade, Castelo Branco
tituloNoticia
22/04 a 26/04
25 Abris em LiberdadeSede do Váatão, em Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video