Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1660 - 14 de outubro de 2020

Lar do Centro Social dos Beneméritos da Póvoa de Rio de Moinhos tem 29 infetados

O Lar do Centro Social dos Beneméritos da Póvoa de Rio de Moinhos, no Concelho de Castelo Branco, regista esta quinta-feira, 15 de outubro, 29 infetados por COVID-19. Destes 22 são utentes do Lar, sendo que um está internado no Hospital Amato Lusitano (HAL) de Castelo Branco, ao que há a somar cinco colaboradores do Lar, bem como um médico e uma enfermeira que ali prestam serviço.
A informação foi dada esta tarde, numa conferência de Imprensa realizada na Câmara de Castelo Branco, em que esteve presente o presidente da Autarquia, José Augusto Alves, e a diretora clínica da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB), Eugénia André.
De acordo com as informações, o primeiro caso foi detetado num utente do Lar que foi internado no HAL “há dois dias”. Na sequência desta situação procedeu-se ao respetivo rastreio e na madrugada de hoje, quinta-feira, 15 de outubro, confirmaram-se os restantes 28 casos.
O homem que está internado no HAL “está estabilizado desde ontem (quarta-feira, 14 de outubro) e os restantes 21 utentes “estão assintomáticos”.
Refira-se que o Lar tem um total de 31 utentes, pelo que além dos 22 que testaram positivo, nove tiveram o teste negativo. Todos os utentes continuam no Lar, exceto o homem internado, mas estão separados, de modo a não haver o perigo de contágio.
Segundo foi adiantado, amanhã, sexta-feira, 16 de outubro, serão realizados novos testes ao novo coronavírus, na instituição.
No que respeita aos colaboradores do Lar, foi adiantado que uma das colaboradores tem filhos a estudar no Agrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente da Beira, tendo já sido testados, e o resultado foi negativo.
Para além disso também já se procedeu ao rastreio de todos os contactos dos infetados.
José Augusto Alves realça que no Lar “está a ser adequado todo o dispositivo de apoio, no que respeita a colaboradores, com o apoio da Saúde e da Segurança Social”, considerando que a situação “é preocupante, pelo que estão a ser acionados todos os meios, para que não tome proporções mais elevadas”.
Assim, realça que “houve necessidade de reforçar os recursos humanos” e que “mais três funcionárias estão a ter formação para reforçar”, sendo que da parte da Segurança Social “há contactos permanentes para reforçar as equipas que lá estão a trabalhar”.
Por seu lado, Eugénia André adianta que devido ao sucedido “dois ou três médicos de Medicina Interna se deslocam diariamente ao Lar, havendo também um reforço de enfermeiros através da Segurança Social”.
Esta quinta-feira, 15 de outubro, na área de abrangência da ULSCB há 192 casos ativos de COVID-19, dos quais 117 no Concelho de Castelo Branco, 21 no de Penamacor, 19 no de Idanha-a-Nova, 17 no da Sertã, 14 no de Vila Velha de Ródão, três no de Oleiros e um no de Proença-a-Nova. No Concelho de Vila de Rei continua a não haver casos ativos.
António Tavares

15/10/2020
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
23/03 a 26/05
No Fundo do PratoMuseu do Canteiro, Alcains
11/04 a 02/06
Murais Artísticos de abril Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
22/04 a 26/04
25 Abris em LiberdadeSede do Váatão, em Castelo Branco
25/04
The Halfzeimers, A Stone in Your Shoe e Contas & OssosPandemónio Bar, na Praça de Camões, Castelo Branco
27/04
TaxiCine-Teatro Avenida, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video