Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1697 - 30 de junho de 2021

SERTÃ
Maratona de Leitura regressa para dar Palavra ao Planeta

A Câmara da Sertã, através da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, dinamiza, entre esta quarta-feira, 30 de junho, e sábado, 3 de julho, a Maratona da Leitura, com o mote Palavra ao Planeta.
Para o presidente da Câmara da Sertã, José Farinha Nunes, “a Maratona de Leitura é hoje uma das mais importantes marcas culturais do Município e isso deve ser devidamente potenciado. Temos a noção do crescimento verificado nos últimos anos e penso que o futuro tenderá a ser mais brilhante”.
Recorde-se que devido à pandemia de COVID-19, a edição de 2020 da Maratona de Leitura foi cancelada, mas este ano parecem estar reunidas as condições para fazer regressar “aquele que é já um dos mais importantes festivais literários da Região Centro do País”, sublinha José Farinha Nunes, que reforça “a preocupação da autarquia em assegurar todas as condições de segurança para a realização deste evento, através da adoção de várias medidas e do trabalho conjunto com as autoridades de saúde”.
Uma das grandes novidades da edição deste ano prende-se com o aumento do número de dias da Maratona de Leitura, uma decisão “que resulta não apenas da necessidade de acomodar o crescimento verificado nestes últimos anos, mas também da obrigatoriedade de dispersar as atividades previstas por um maior número de dias, garantindo assim a segurança de todos e evitando ajuntamentos desnecessários”.
O leque de convidados para esta edição, revela José Farinha Nunes, é “bastante relevante”, estando já confirmados cerca de 70 convidados entre escritores, artistas, contadores de histórias ou músicos. Também assegurados estão alguns espetáculos e performances artísticas, que “surpreenderão com certeza todos os que marcarem presença na Maratona de Leitura”.
No leque de atividades previstas inclui-se ainda a já icónica maratona 24 horas a ler, que este ano decorrerá no Cineteatro Tasso, na Sertã, a sessão de Festas na Aldeia, os tradicionais encontros com escritores, os passeios literários e a apresentação de algumas obras literárias.
O mote para a edição deste ano da Maratona de Leitura será a expressão Palavra ao Planeta, com José Farinha Nunes a explicar que “queremos mostrar a nossa preocupação relativamente ao futuro do Planeta e consciencializar a população para as metas da Agenda 2030. A importância e o peso que a Maratona de Leitura têm hoje no contexto nacional pode ser um meio eficaz de fazer passar esta mensagem e, simultaneamente, levar as pessoas a focarem-se mais nos problemas que afetam o Planeta, sejam eles as alterações climáticas, as desigualdades sociais, a fome ou a pobreza”.

30/06/2021
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
23/03 a 26/05
No Fundo do PratoMuseu do Canteiro, Alcains
11/04 a 02/06
Murais Artísticos de abril Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
22/04 a 26/04
25 Abris em LiberdadeSede do Váatão, em Castelo Branco
25/04
The Halfzeimers, A Stone in Your Shoe e Contas & OssosPandemónio Bar, na Praça de Camões, Castelo Branco
27/04
TaxiCine-Teatro Avenida, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video