Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1700 - 21 de julho de 2021

II ENCONTRO ROIZ LUGARES DE POESIA - PRÉMIO INTERNACIONAL DE POESIA ANTÓNIO SALVADO CIDADE DE CASTELO BRANCO
Poesia invade Castelo Branco

A Junta de Freguesia de Castelo Branco organiza, sexta-feira e sábado, dias 23 e 24 de julho, o II encontro ROIZ, lugares de poesia, Prémio Internacional de Poesia António Salvado Cidade de Castelo Branco.
A origem deste evento está intimamente ligada aos vínculos criados com a cidade de Salamanca desde o início do processo que culminou com a realização e atribuição do I Prémio Internacional de Poesia António Salvado Cidade de Castelo Branco.
O programa tem a sua abertura oficial prevista para as 19 horas da próxima sexta-feira, 23 de julho, na Ermida da Senhora de Mércules, com a receção a todos os convidados e participantes no Encontro, por parte do presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, e do presidente do Júri do Prémio Internacional de Poesia António Salvado Cidade de Castelo Branco, Alfredo Pérez Alencart.
No mesmo local, a partir das 19h15, realiza-se o momento musical e poético denominado Palavras para João Roiz, que encerra o primeiro dia do Encontro.
No próximo sábado, 24 de julho, o programa começa às 10h30, na Praça Cargaleiro, com o momento poético e musical Encontro com Jorge Manrique.
A partir das 11h30, na Igreja de Santo António, realiza-se o momento poético e musical denominado Sentires no Feminino, no qual se realça a declamação de poesia por parte das poetisas convidadas para o Encontro.
A programação continua na parte da tarde, a partir das 18 horas, no Jardim do Paço, que será o palco de um momento poético e musical denominado Leituras dos Mundos, o último antes da cerimónia de entrega do II Prémio Internacional de Poesia António Salvado Cidade de Castelo Branco, que está marcada para as 19 horas, no Museu Francisco Tavares Proença Júnior.
Recorde-se que os vencedores da segunda edição do Prémio Internacional de Poesia António Salvado Cidade de Castelo Branco, são Joaquim Fernando Rana Fitas, na língua portuguesa, e Ernesto Luiz Orozco Romám, na língua espanhol. Além dos vencedores, Renato Filipe e Silva Cardoso, em língua portuguesa, e Maria Alejandra Chemes, em língua espanhola, são distinguidos com menções honrosas.
Refira-se que até ao momento, no que respeita a artistas musicais, o Encontro conta já com a participação de Francisco Martins, Eduardo Aroso e Jorge Pires.
As performances artísticas serão da responsabilidade do Grupo de Teatro Váatão, de Castelo Branco.
O Encontro conta também com a participação dos poetas Aida Acosta (Espanha), Alfredo Pérez Alencart (Perú-Espanha), António Teixeira e Castro (Portugal), Artur Coimbra (Portugal), Carlos D’Abreu (Portugal), Fernando Fitas (Portugal), João Rasteiro (Portugal), Joaquim Colôa (Portugal), José Amador Martín (Espanha), José Pires (Portugal), Juan Carlos Martín Cobano (Espanha), Leocádia Regalo (Portugal), Luís Filipe Castro Mendes (Portugal), Manuel Costa Alves (Portugal), Maria José Quintela (Portugal), Maria de Lurdes Barata (Portugal), Pompeu Miguel Martins (Portugal), Renato Filipe Cardoso (Portugal), Sara F. Costa (Portugal), Tomáz Acosta Píriz (Espanha) e Victor Oliveira Mateus (Portugal).

21/07/2021
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
28/05 a 30/09
Pelos Traços do TempoBiblioteca Municipal José Batista Martins, Vila Velha de Ródão
25/09
Dino D’Santiago Cine-Teatro Avenida, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2018

Castelo Branco nos Açores

Video