Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1716 - 17 de novembro de 2021

Biblioteca Comunitária de Alcains aborda Herberto Helder

A Biblioteca Comunitária de Alcains, com sede provisória no Salão Alma Azul, promove no próximo dia 23 de novembro, a partir das 18 horas, uma sessão dedicada a Herberto Helder.
Na sessão de leitura estarão em destaque os textos Coisas Elétricas na Escócia e Teorema, que é uma alegoria sobre a vingança de D. Pedro, do livro Os Passos em Volta, numa edição de 1997, da Assírio & Alvim, que permanecerá na Biblioteca Comunitária de Alcains, ainda em fase de criação.
Antes disso, no próximo domingo, 21 de novembro, a Galeria Santa Clara, em Coimbra, realiza-se uma outra sessão dedicada a Herberto Helder, integrada no programa Coimbra Literária – 1991-202,1 que a Alma Azul desenvolve na cidade dos estudantes até ao final do ano.
Participam, entre outros, Alexandre Gigas Valinho, Maria José Pessoa e Agílio Abrantes com várias Leituras de Herberto Helder, e será apresentado o livro História e Lenda de Inês de Castro, de António Vasconcelos, numa edição especial Alma Azul 22 Anos.
Em Alcains, na terça-feira, dia 23, a leitura dos dois textos será acompanhada por uma introdução à obra do autor de Os Passos em Volta e será partilhada com todos os participantes uma carta manuscrita de Herberto Helder, dirigida à editora A Mar Arte (1993-1998), com data de 25 de janeiro de 1995.
De recordar que a Biblioteca Comunitária de Alcains nas ce como projeto de dinamização cultural e complementar das bibliotecas municipais e escolares.
Trata-se de um espaço de dinamização literária que ao contrário das outras bibliotecas não acumulará livros, antes os vai distribuindo por espaços de outras bibliotecas públicas, visto que a sua composição nunca ultrapassará os 99 livros em registo permanente.
Só receberá doações a título excecional e a sua principal função será a divulgação da Língua Portuguesa e a promoção da leitura entre jovens e adultos na comunidade onde está inserida, aceitando contribuições das freguesias vizinhas e apostando nas novas tecnologias para uma aproximação dos países que usam o Português como língua oficial, e também com as comunidades portuguesas espalhadas pelo Mundo.
A sua principal função será criar laços informativos e de fruição literária entre os autores e os leitores. Um desafio que será realizado através de novas valências, numa aposta permanente na criatividade e na dinâmica entre a literatura e outras artes.
A Biblioteca Comunitária de Alcains é um serviço de voluntariado da Alma Azul que pretende oferecer atividades culturais de qualidade e prestígio, através de autores e livros que escolhe para divulgar e que vão da ficção à etnografia, da poesia ao ensaio.
Do seu espólio constam já livros autografados de Teolinda Gersão, Maria Manuel Viana e Ricardo Fonseca Mota, vencedor do Prémio Ciranda 2021.

17/11/2021
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
21/03 a 21/04
Dia Mundial da PoesiaBiblioteca Municipal António Salvado, Castelo Branco
23/03 a 26/05
No Fundo do PratoMuseu do Canteiro, Alcains
11/04 a 02/06
Murais Artísticos de abril Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
19/04
Conversas da LiberdadeCineteatro Tasso do Clube da Sertã
19/04
Paulo Samuel Biblioteca Municipal António Salvado, Castelo Branco
20/04
Cérebro em Ação Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, Sertã
20/04
Sérgio PelágioCine-Teatro Avenida, Castelo Branco
tituloNoticia
21/04
Vitorino e SeptetoCasa da Cultura da Sertã
23/04
A Grande Devassa e outras Histórias Auditório da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova
tituloNoticia
24/04
Estado AtivoFábrica da Criatividade, Castelo Branco
tituloNoticia
22/04 a 26/04
25 Abris em LiberdadeSede do Váatão

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video