Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1717 - 24 de novembro de 2021

CULTURA
Alma Azul leva projeto de Tinalhas a Coimbra

Coisas da Aldeia, da Freguesia de Tinalhas, Território Literário Alma Azul, vai estar em destaque no programa Em Nome da Beira – Coimbra 2021, no próximo domingo, 28 de novembro, na Galeria Santa Clara, em Coimbra.
A Alma Azul realça que “este ano, por falta de apoios institucionais, o programa está reduzido a um só dia, regressando com o habitual programa de sete dias no próximo ano, levando o melhor da Beira Baixa a Coimbra”.
O programa de 2021 inicia-se com a apresentação do livro que edita os textos vencedores do III Prémio Literário Pedro da Fonseca, promovido pela Câmara de Proença-a-Nova.
A sessão contará com a presença do vencedor na categoria de poesia, Xavier Zarco; da responsável pelas ilustrações do livro, Catarina Alves; e a apresentação da obra estará a cargo da professora bibliotecária Isabel Garcia, do Agrupamento de Escolas Pedro da Fonseca e membro do júri que atribuiu o Prémio.
Recorde-se que o Prémio Literário Pedro da Fonseca foi criado em 2016, tendo como patrono o filósofo e benemérito Português do Século XVI, pela Câmara de Proença-a-Nova, numa aposta na revelação de novos autores, nas categorias de narrativa e poesia, e adotando, desde 2018, um tema social e cultural relevante do Concelho, como as Tradições Pascais, em 2018, e a Gastronomia, em 2020.
Para 2022, a escolha recaiu sobre o tema Resina, a sua importância económica e social, com as suas narrativas e lendas construídas em redor do trabalho e da riqueza do Pinhal.
No Em Nome da Beira – Coimbra 2021 será também apresentado o projeto de Tinalhas Coisas da Aldeia, de Paula Lourenço, que estará presente como convidada especial.
Tinalhas é uma Freguesia do Concelho de Castelo Branco, que adotou a Rainha Santa Isabel como figura de devoção religiosa, realizando-se em Tinalhas uma festa em sua honra no dia 4 de julho. É ainda a localidade onde Fernando Namora viveu a sua primeira experiência como médico municipal e cenário do seu romance Casa da Malta.
Tinalhas é um Território Literário Alma Azul, desde que a produtora de atividades culturais, com sede em Alcains, doou uma biblioteca à Escola do 1.º Ciclo da Freguesia.
A concluir a jornada de Em Nome da Beira – Coimbra 2021 e ainda na Galeria Santa Clara, realiza-se uma manifestação-performativa com o título O Milagre da Rainha.

24/11/2021
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
23/03 a 26/05
No Fundo do PratoMuseu do Canteiro, Alcains
11/04 a 02/06
Murais Artísticos de abril Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
22/04 a 26/04
25 Abris em LiberdadeSede do Váatão, em Castelo Branco
27/04
TaxiCine-Teatro Avenida, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video