Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1734 - 23 de março de 2022

CONCELHO PROMOVIDO NA BOLSA DE TURISMO DE LISBOA
“Castelo Branco tem gentes que gostam e sabem receber”

A Câmara de Castelo Branco esteve presente, com um stand próprio, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorreu entre 16 e 20 de abril, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), para divulgar o Concelho e as suas potencialidades. Assim, ao longo de cinco dias, Castelo Branco deu a conhecer o que o território tem de melhor para oferecer a quem o visita.
Uma promoção que incluiu, todos os dias, a possibilidade de utilizar simuladores de Cicling Virtual e Kartódromo Virtual, bem como um desfile com vestidos com Bordado de Castelo Branco.
Além disso, em cada dia também foram desenvolvidas iniciativas especiais, destacando-se o dia 17 de março, com a apresentação da APP CB Rotas. Uma aplicação que dá a conhecer as 10 rotas turísticas do Concelho, que são a Rota Ativa, a Rota Radical, a Rota Viva, a Rota do Lazer, a Rota do Azeite, a Rota do Bordado, a Rota dos Museus, a Rota dos Murais, a Rota do Património e a Rota Artes e Ofícios, que a Gazeta do Interior apresentou na edição da semana passada.
Mas a aplicação não fica pela apresentação das rotas turísticas, uma vez que, entre outros, também compreende um mapa do Concelho em realidade aumentada, sendo possível, por exemplo, assistir às estátuas do Jardim do Paço a falar. A isto há ainda a juntar espaços dedicados aos restaurantes, ao alojamento, às atividades, aos espetáculos e, claro está, aos produtos gastronómicos.
A apresentação foi feita Catarina Camacho, apresentadora da RTP, que tem raízes em Castelo Branco, seguindo-se a intervenção do presidente da autarquia, Leopoldo Rodrigues, que começou por destacar que “Castelo Branco tem gentes que gostam e sabem receber”. Isto, antes de fazer uma apresentação do Concelho, com referência “às diferentes rotas e fatores que diferenciam Castelo Branco”, deixando o desafio para “visitarem Castelo Branco e desfrutarem destas rotas”.
No que refere à presença de Castelo Branco no certame, Leopoldo Rodrigues destacou que “a Bolsa Turismo de Lisboa é um evento importante para a promoção dos territórios”, sendo um espaço para “promover a atratividade e potencialidades, o que Castelo Branco tem de melhor para oferecer”.
Foi com que este enquadramento que foram “apresentadas as 10 rotas, para a descoberta de Castelo Branco, nas mais variadas vertentes”, sendo destacados “os motivos de atração das 19 freguesias”.
Tudo isto com um objetivo que é que “Castelo Branco se projete para o País e para o Mundo, através da BTL”, porque assegurou “Castelo Branco tem condições ímpares para atrair pessoas, para que ali se viva, trabalhe, estude”.
De referir que dia 17 de março o programa Albicastrense na BTL incluiu também a presença de Filipa Almeida, da Apijardins, que realizou uma divulgação e apresentação de produtos inovadores com base no mel.
No dia anterior, 16 de março, o chef Artur Norberto, da Quinta das Olelas, realizou uma preparação de chocolate ao vivo, com trufas de licor de medronho e trufas de aguardente de medronho. No mesmo dia em que decorreu uma demonstração de sapateiro, com António Roxo, e de bordadeiras, com o Bordado de Castelo Branco.
Já na passada sexta-feira, 18 de março, Ana Domingues, da Associação de Produtores de Azeites da Beira Interior (APABI), apresentou os azeites da Beira Baixa, houve um atelier de construção de viola beiroa, com Fernando Deghi, e atuou o grupo Arame Ensemble.
Sábado, 19 de março, foi a vez do Váatão dinamizar representações temáticas e Ricardo Martinho fez uma demonstração de tecelagem.
No último dia da BTL, domingo, 20 de março, o destaque foi para a apresentação de produtos inovadores, pelo Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar (CATAA).
António Tavares

23/03/2022
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
21/03 a 21/04
Dia Mundial da PoesiaBiblioteca Municipal António Salvado, Castelo Branco
23/03 a 26/05
No Fundo do PratoMuseu do Canteiro, Alcains
11/04 a 02/06
Murais Artísticos de abril Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
19/04
Conversas da LiberdadeCineteatro Tasso do Clube da Sertã
19/04
Paulo Samuel Biblioteca Municipal António Salvado, Castelo Branco
20/04
Cérebro em Ação Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, Sertã
20/04
Sérgio PelágioCine-Teatro Avenida, Castelo Branco
tituloNoticia
21/04
Vitorino e SeptetoCasa da Cultura da Sertã
23/04
A Grande Devassa e outras Histórias Auditório da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova
tituloNoticia
24/04
Estado AtivoFábrica da Criatividade, Castelo Branco
tituloNoticia
22/04 a 26/04
25 Abris em LiberdadeSede do Váatão, em Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video