Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

17 julho 2013

APESAR DAS QUATRO SALAS DE CINEMA DA CIDADE TEREM FECHADO HÁ CERCA DE SEIS MESES
Cinema volta a ter forte presença em Castelo Branco

alegro.jpg

Castelo Branco perdeu, há cerca de seis meses, as quatro salas de cinema que existiam na cidade, depois do espaço para essa finalidade ter encerrado no Forum Castelo Branco, tal como a Gazeta noticiou em primeira-mão. Recorde-se que na edição do passado dia 30 de janeiro, a Gazeta foi o primeiro órgão de Comunicação Social a noticiar que as quatro salas do Forum Castelo Branco, sob a insígnia da Castello-Lopes Cinemas, iam fechar, definitivamente, a 31 de janeiro.

Desde então, a presença da Sétima Arte na cidade tem sido assegurada através da programação cultural do Cine-Teatro Avenida, que ainda antes do fecho das quatro salas do Forum Castelo Branco, já tinha um programa de cinema, que se assumia como uma alternativa ao cinema comercial, mas, perante a nova realidade na cidade, essa missão foi reforçada, com o aumento do número de filmes exibidos.

Agora, a Sétima Arte volta a ter uma presença reforçada na cidade, por alguns dias, com a exibição de filmes um pouco para todos os gostos.

Isso é possível, por um lado, devido ao papel desempenhado pelo Alegro Castelo Branco, uma vez que a partir de sexta-feira as sessões de cinema ao ar livre estão de regresso à esplanada deste espaço comercial, sendo que são gratuitas e se realizam sempre a partir das 20h45.

Assim, os filmes a que pode assistir são: Esquecido, sexta-feira; Os Croods, sábado; O Grande Gatsby, domingo; Assalto à Casa Branca, dia 26; Sammy 2, dia 27; e Homem de Aço, dia 28.

De referir, ainda, que os primeiros clientes que chegarem à esplanada com um vale de compras de valor igual ou superior a cinco euros, do próprio dia e exceto Jumbo e Box, poderão assistir ao filme numa zona VIP com acesso exclusivo.

O cinema também terá uma forte presença do Museu Francisco Tavares Proença Júnior, já a partir de amanhã, quinta-feira, até dia 12 de setembro.

No âmbito da iniciativa Nove semanas de cinema nos Museus, dinamizada pela Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC), o museu albicastrense é um dos que abre portas à Sétima Arte.
A iniciativa, segundo é adiantado pela DRCC, realiza-se no âmbito da “estratégia de criação de um programa transregional de eventos e de trabalho em rede e visa proporcionar uma maior proximidade do público aos museus, assim como divulgar a desenvolver a cultura cinematográfica em espaços diferentes do usual”.

É também acrescentado que “ao difundir-se a Sétima Arte através do cinema de autor, não apenas de promove culturalmente os vários públicos, como também se reforça a ligação das pessoas com o seu património. É que para além das sessões serem levadas a cabo nos espaços museológicos locais, os próprios filmes exibidos têm como tema central o facto de terem sido filmados, integral ou parcialmente, em museus”.

No caso de Castelo Branco, para a organização das Nove semanas de cinema nos Museus, a DRCC conta com a colaboração da Pé de Pano - Projetos Culturais.
Assim, o ciclo de cinema tem início amanhã, quinta-feira, com a exibição do filme português, O que há de novo no amor?, de Hugo Alves, Hugo Martins, Mónica Baptista, Patrícia Raposo, Rui Santos e Tiago Nunes.

Quanto aos restantes filmes a que pode assistir são: Duas feras, de Howard Hawks (25 julho); Viagem em Itália, de Roberto Rossellini (1 agosto); A mulher que viveu duas vezes, de Alfred Hitchcock (8 agosto); Manhattan, de Woody Allen (15 agosto); Requiem, de Alain Tanner (22 agosto); A arca russa, de Aleksandr Sokurov (29 agosto); A gruta dos sonhos perdidos, de Werner Herzog (5 setembro); e É o amor, de João Canijo (12 setembro).

As sessões são sempre às 22 horas, no pátio do Museu, e o bilhete tem o valor simbólico de um euro.

17/07/2013
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
10/08 a 01/06
A Essência da CorCasa de Artes e Cultura do Tejo, Vila Velha de Ródão
12/03 a 02/07
Quarto de Espanto – em torno da Coleção da CGDCentro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
21/03 a 21/05
Aves da Beira Baixa – Aves da Nossa TerraMuseu do Canteiro, em Alcains
tituloNoticia
16/03 a 31/03

Visite Castelo Branco

Video

Tornado em Castelo Branco

Video