NAMIZADA PELA JUNTA DE FREGUESIA DE CASTELO BRANCO
Música ao Luar é êxito em noites de verão
A iniciativa Música ao Luar, que está a ser dinamizada pela Junta de Freguesia de Castelo Branco, desde 19 de julho, está a ser um êxito, com os espetáculos, que se realizam sempre sextas-feiras à noite, a partir das 21h30, no largo localizado junto à sede da autarquia, a atraírem muito público de uma forma crescente.
Assim, as noites de sexta-feira têm sido diferentes em Castelo Branco, sendo que, como revelou à Gazeta o presidente da Junta, Jorge Neves, se as condições climatéricas o permitirem a Música ao Luar continuará até final deste mês.
Em carteira, para os próximos espetáculos, estão já garantidas as atuações do Orfeão de Castelo Branco, da Banda Filarmónica Cidade de Castelo Branco e do grupo albicastrense Blues I, uma banda jovem que no último fim de semana integrou o cartaz do Festival do Crato.
Jorge Neves afirma que o objetivo “fundamental” da Música ao Luar é “proporcionar alguma animação e recreio aos albicastrenses, de uma forma gratuita e despretensiosa”.
Outra meta considerada importante é “dar a conhecer aos albicastrenses aquilo que temos”, mediante “o acesso a momentos de diversão de forma agradável”.
Com grande parte do programa já cumprido, Jorge Neves não esconde a satisfação do retorno que tem tido, ao saber que “as pessoas estão a gostar, registando-se um número crescente de espectadores de espetáculo para espetáculo”.
O presidente da Junta realça ainda outro aspeto que considera importante, que consiste “em ver o largo com uma nova valência, onde se promove a cultura da nossa cidade”.
Perante o êxito alcançado até agora Jorge Neves revela também que a Música ao Luar é uma iniciativa para continuar nos próximos anos, com os espetáculos a descentralizarem-se, uma vez que nas próximas edições “a ideia é desenvolver esta iniciativa em vários espaços da cidade”.
Recorde-se que o programa começou a 19 de julho, com a atuação dos Cravos de Seda, seguidos do grupo Ventos da Líria, dia 25 de julho. O folclore marcou presença dia 1 de agosto, com a atuação do Rancho Folclórico Danças e Cantares da Beira Baixa, da Associação As Palmeiras, enquanto a 8 de agosto a animação foi assegurada com um baile popular, com o grupo Los Texanos e Eugénio Branco.
A 15 de agosto, a noite foi dedicada ao fado, com Ana Lopes, José Freixo e Nunes Fradique nas vozes, Costa Branco e Filipe Machado na guitarra, e José Manuel e Machado Júnior na viola.
Os Sintonizados animaram a noite de 22 de agosto, enquanto sexta-feira se realizou uma noite de karaoke.