Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Em agenda

Murais Artisticos de abril
11/04 a 02/06

O Centro Cultural Raiano (CCR), em Idanha-a-Nova, tem patente a partir desta quinta-feira, 11 de abril até 2 de junho a exposição fotográfica Murais Artísticos de abril da coleção Conceição Neuparth, que faz parte do acervo do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra.
A inauguração da exposição está marcada para esta quinta-feira, 11 de abril, às 18 horas, integrada nas comemorações municipais dos 50 anos do 25 de Abril promovidas pela Câmara de Idanha-a-Nova.
Maria da Conceição de Sottomayor Neuparth (1926-2006) pertenceu à resistência contra a ditadura.
Mulher combativa, inconformista e humanista, lutou contra a ditadura nos anos 60 e 70 do século XX. Esteve particularmente envolvida na Vigília da Capela do Rato, em 1972, protesto enquadrado no movimento de contestação à Guerra Colonial, e foi fundadora de várias publicações clandestinas.
Apaixonada pela fotografia, recolheu, dos tempos transformadores que se seguiram à Revolução dos Cravos, inúmeras imagens, nomeadamente das pinturas murais que encheram as ruas do País, mas que o tempo e a tinta apagaram.
As cerca de 500 fotografias que compõem o acervo Coleção de Conceição Neuparth estão agora à guarda do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra.

 

Em Agenda

 
23/03 a 26/05
No Fundo do PratoMuseu do Canteiro, Alcains
11/04 a 02/06
Murais Artísticos de abril Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video