Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Em agenda

No Fundo do Prato
23/03 a 26/05

O Museu do Canteiro, em Alcains tem patente, a partir do próximo sábado, 23 de março, a exposição No Fundo do Prato, que parte de um conjunto de pratos e malgas ou taças da coleção particular de Francisco Elias e pretende apontar para os diferentes simbolismos e valor que a cerâmica adquiriu ao longo dos tempos.
O acervo de Francisco Elias constituído, na sua maioria, por peças da extinta fábrica de Louças de Sacavém, dado o seu protagonismo técnico, artístico e científico no século XX, possui também exemplares de outras marcas bem emblemáticas de produção nacional de loiça doméstica da mesma época, nomeadamente, da Companhia das Fábricas de Cerâmica Lusitânia, fundada em 1890, em Lisboa. Mais tarde, após a aquisição das unidades fabris de Coimbra, em 1929, e de Massarelos, em 1936, aparecem as marcas Lusitânia-Coimbra e Lusitânia-Massarelos. A Lufapo designação que a mesma fábrica adquire em 1940 e as Louças de Alcobaça também se encontram representadas nesta coleção.
Era nestes pratos mais fundos e malgas, objetos predominantemente utilitários, para uso quotidiano, que se faziam as conhecidas sopas de cavalo cansado ou se servia a sopa dos pobres.
A mostra está patente até dia 26 de maio.

 

Em Agenda

 
23/03 a 26/05
No Fundo do PratoMuseu do Canteiro, Alcains
11/04 a 02/06
Murais Artísticos de abril Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
27/04
TaxiCine-Teatro Avenida, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video