Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

5 de junho de 2019

14 DE JUNHO
Fábrica da Criatividade abre portas ao Castelo Branco Moda

A quarta edição do Castelo Branco Moda, que se realiza dia 14 de junho, tem como palco a Fábrica da Criatividade. A iniciativa conta com a participação de cerca de 30 modelos, aos quais se juntam os top models Issac Alfaiate e Olivia Ortiz, enquanto Carlos Gil e Júlio Torcato serão os estilistas convidados, passando a ser embaixadores do Bordado de Castelo Branco.
Na apresentação do evento, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, adiantou que o Castelo Branco Moda contará com a presença de quatro jornalistas espanhóis, que vêm “através da Secretaria de Estado da Cultura”, sendo que, “em princípio, a secretária de Estado da Cultura também estará presente”.
Luís Correia relembrou a posta feita nos últimos anos na cultura e na criatividade, “uma área que definimos como algo para valorizar” e focando-se no Bordado de Castelo Branco, para realçar que “queremos reforçá-lo, através da moda”.
Para o autarca o Castelo Branco Moda é “um evento que vai ajudar a projetar Castelo Branco, ainda por cima no ano em que lançamos a marca Castelo Branco.
Pelo meio, Luís Correia agradeceu ao Instituo Politécnico de Castelo Branco (IPCB), por “organizar connosco este evento”, que “também serve para dar aos alunos da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) de Castelo Branco a oportunidade de apresentarem os seus trabalhos e de se envolverem na organização”. E com a ESART no centro das atenções agradeceu também a professora Alexandra Cruchinho, pelo “seu envolvimento muito forte”.
No que respeita a agradecimentos, Luís Correia referiu-se também a Manuel Serrão, da Porto Fashion Week, que “é um entusiasta do Castelo Branco Moda e que nos tem ajudado muito na organização deste evento, mesmo levando-o a outros eventos, no País e no estrangeiro, promovendo Castelo Branco e o Bordado de Castelo Branco”.
Agradecimentos que também se estenderam à Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e ao T Jornal, que “nos ajudam a divulgar o evento”.
Para o presidente do Politécnico, António Fernandes, “na ESART já cheira a Castelo Branco Moda” e destacou “a cooperação entre duas instituições locais, a Câmara e o Politécnico, a trabalhar em conjunto para o desenvolvimento coletivo e a projetar Castelo Branco e a Escola”.
António Fernandes considera que este é um modo da Escola “mostra o trabalho desenvolvido” e referindo-se a Alexandra Cruchinho como “o elo de ligação” entre as duas partes, avançou ainda que “para os alunos esta é uma forma de adquirirem experiência, além de saírem da academia e experimentarem a vivência empresarial”.
Manuel Serrão fez questão de explicar os motivos pelos quais “continuo envolvido neste projeto” e referindo-se à participação de Carlos Gil e Júlio Torcato adiantou que “percebo que não sou só eu a perceber a importância que projetos como este têm e a dimensão que já conseguiram granjear”. Tudo para sublinhar que “sou testemunha viva do acréscimo e das melhorias das condições que este projeto tem tido e a importância que tem granjeado”.
Manuel Serrão referiu-se também à questão da moda sustentável e focado no Bordado de Castelo Branco, defendeu que “na moda sustentável, que é um dos grandes marcos atuais no mundo do têxtil e da moda, o Bordado de Castelo Branco e a projeção que está a ser feita faz todo o sentido”.
Ainda com a tenção no Bordado de Castelo Branco afirmou que este “não nasceu ontem, nem está a começar a sua carreira. Está a prolongá-la ou está a reinventá-la”. Por isso considera que “precisa do apoio de alguém, neste caso do Carlos Gil e do Júlio Torcato, como já recebeu de outros que também estão numa fase que podem dar, ou ajudar a dar ao Bordado de Castelo Branco a maturidade que a sua longa carreira merece”.
Para o Castelo Branco Moda haverá lugares limitados, pelo que quem quiser assistir deverá reservar o bilhete antecipadamente, embora seja salientado que ninguém não terá a oportunidade de acompanhar o evento, uma vez que na Alameda da Liberdade será instalado um vídeo wall.
António Tavares

05/06/2019
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
23/03 a 26/05
No Fundo do PratoMuseu do Canteiro, Alcains
11/04 a 02/06
Murais Artísticos de abril Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
22/04 a 26/04
25 Abris em LiberdadeSede do Váatão, em Castelo Branco
27/04
TaxiCine-Teatro Avenida, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video