Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

11 de setembro de 2019

SABONETES, PLANTAS AROMÁTICAS E PRODUTOS DE BELEZA
BioLousa garante produtos 100 por cento naturais

A BioLousa, que foi criada a 15 de novembro de 2016, por José da Cruz Mendes, dedica-se à produção de sabonetes, plantas aromáticas e produtos de beleza de forma “100 por cento natural”, garante o seu proprietário, destacando as vantagens que tal implica na utilização destes produtos no dia a dia.
Com a produção de plantas na Lousa e com a sede e o processo de produção instaladas em Castelo Branco, José da Cruz Mendes adianta que a ideia de criar a BioLousa surgiu, porque “adquiri um terreno na Lousa, que já tinha um olival com cerca de 700 árvores. Pensei o que ia fazer com o azeite e surgiu a ideia de fazer sabonetes, ao mesmo tempo que aproveitava o terreno para ter plantas aromáticas”. Tudo para ter a matéria-prima para os seus produtos.
Já com o projeto em marcha, adianta que “fiz uma candidatura para as plantas aromáticas, que foi aprovado, mas, como não há dinheiro, avancei apenas com capital próprio e, por isso, fez-se mais devagar”.
Por outro lado, José da Cruz Mendes realça que avançou com “a legalização do sabonete, que tem de estar de acordo com a lei europeia”. Além disso, continua, “como é um produto que se põe na pele, também tem de estar aprovado pela Infarmed” e sublinha que “todas as fórmulas têm que ser verificadas e legalizadas, pelo que é um processo que demora tempo”.
José da Cruz Mendes trata do terreno pessoalmente e para assegurar o êxito na arte de produzir sabonetes obteve a certificação profissional de saboneteiro, na Université Européene des Senteurs e Saveurs, em França.
Atualmente, a Biolousa tem sete sabonetes sólidos na gama, ao que se juntam cinco sabonetes líquidos, bem como cremes, “tudo à base de óleos vegetais, tudo produtos 100 por cento naturais”.
No que se refere aos sabonetes revela que na base da sua produção “está o azeite virgem extra, o óleo de coco e a manteiga de karité”, fazendo questão de reforçar que “na sua produção não há nenhum produto petroquímico sintético”.
Adianta ainda que os sabonetes “têm todos cinco ou seis óleos vegetais”, para realçar que, por tudo, isto “são produtos amigos da pele”, não perdendo a oportunidade de frisar que “lavam, hidratam e protegem a pele”.
É também com as características naturais como pano de fundo que assegura que os seus produtos “são bons para quem tem problemas de pele”.
Sempre com a atenção focada nos produtos “100 por cento naturais” José da Cruz Mendes explica que no caso das plantas “vou destilá-las ao Salgueiro do Campo e, depois, utilizo o concentrado nos produtos”.
Afirma, igualmente, que “uma das especialidades que vou ter tem a ver com as Rosas de Damas, que são utilizadas para fazer perfume. Rosas de Damas que já estão plantadas e, para o ano, já terei 200 em flor”.
Voltando aos sabonetes, José da Cruz Mendes adianta que a saponificação é feita a frio, que apresenta como vantagens o facto de ser “um processo ecológico, que dá um verdadeiro sabonete artesanal, sem qualquer rejeição no meio ambiente e sem aditivo sintético”, dando lugar a “sabonetes enriquecidos com óleos preciosos, que são enriquecidos com óleos nobres e insaponíveis, que mantêm o equilíbrio do filme hidro-lipídico da pele; bem como a sabonetes hidratantes, nos quais a glicerina, uma substância hidratante naturalmente formada durante a saponificação, é deixada inteiramente no sabonete, ao contrário dos sabonetes industriais” e conclui que “este processo oferece um produto rico, de grande suavidade, composto de sabão, glicerina nativa, óleos nobres saponificados e todos os seus preciosos ativos insaponificáveis”.
Fruto do saber adquirido José da Cruz Mendes produz grandes blocos que, posteriormente, são cortados em barras, de forma a serem cortadas numa máquina, dando forma ao produto final, o sabonete. Máquina que, refira-se, foi criada por José da Cruz Mendes e que ele também comercializa.
Para já, os produtos da Biolousa estão disponíveis na página da empresa, em www.biolousa.pt, assim como em alguns espaços comerciais, com José da Cruz Mendes a afirmar que “estamos a procurar distribuidores, como lojas de produtos cosméticos e lojas de produtos bio”.
António Tavares

11/09/2019
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
23/03 a 26/05
No Fundo do PratoMuseu do Canteiro, Alcains
11/04 a 02/06
Murais Artísticos de abril Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
22/04 a 26/04
25 Abris em LiberdadeSede do Váatão, em Castelo Branco
27/04
TaxiCine-Teatro Avenida, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video