Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

6 de novembro de 2019

ENTRE SEXTA-FEIRA E DOMINGO
i-Danha Food Lab quer mostrar o futuro da alimentação saudável

O i-Danha Food Lab está de regresso a Monsanto, no Concelho de Idanha-a-Nova, entre sexta-feira e domingo, 8 a 10 de novembro, reunindo investidores, empreendedores, empresas e startups das áreas da alimentação, da sustentabilidade ambiental e da economia verde.
Aproveitando o balanço do Web Summit, o i-Danha Food Lab 2019 desafia os interessados nestas temáticas a embarcar no Comboio Mágico da Inovação, com partida e regresso a Lisboa, para trabalhar as oportunidades do Mundo Rural, com o objetivo de alterar o paradigma do desenvolvimento rural e da alimentação saudável.
Com esta nova edição, o i-Danha cresce em participantes e ambição. É dinamizado pela Câmara de Idanha-a-Nova, em parceria com a aceleradora de base tecnológica Building Global Innovators (BGI), oriunda do programa MIT Portugal, e o alto patrocínio do Instituto Europeu da Inovação e Tecnologia (EIT).
Assim, a aldeia histórica de Monsanto, será, durante três dias, um ecossistema de empreendedorismo, inovação e colaboração. Todos os anos muitas parcerias e negócios são fechados para dar resposta aos mais prementes desafios atuais, aproveitando atividades como workshops, conferências, mesas redondas, networking, gastronomia e visitas a projetos-piloto
De acordo com a Câmara de Idanha-a-Nova, o i-Danha Food Lab “já mostra resultados”, dando como exemplos, “a criação de emprego, atração de investimento nacional e estrangeiro, Idanha está no mapa internacional da indústria alimentar, 16 projetos-piloto em curso no território, visibilidade nos media e redes sociais, e eventos com mais de 600 especialistas de diversas entidades, mais de 70 startups reunidas e mais de 240 empreendedores de 20 nacionalidades”.
Segundo a autarquia “fruto auspicioso do i-Danha Food Lab é igualmente o recém-criado CoLab, laboratório colaborativo que reúne uma rede de 14 parceiros do meio académico e empresarial para colocar Portugal na vanguarda da produção alimentar saudável, com neutralidade carbónica ou mesmo com potencial de sequestro de carbono”.
Agora, de 8 a 10 de novembro, em Monsanto, serão apresentados os resultados anuais do acelerador que ao longo do ano materializa muito do trabalho desenvolvido pelo i-Danha Food Lab.
Assim, decorrerá em Monsanto um demo day das startups do acelerador, mas também uma sessão plenária com agricultores onde todos os intervenientes, mais de 200 pessoas, cooperam para resolver desafios, potenciando a criação de parcerias, negócios e investimento.
Durante os três dias serão ainda debatidos tópicos cruciais na produção e transformação sustentável dos alimentos.
Este evento conta também com a presença do EIT Food, que paralelamente à conferência do i-Danha, repleta de mesas redondas e workshops, terá o seu dia aberto ao público e outro dedicado às grandes empresas e à importância da inovação aberta. No último dia será feita uma visita ao banco de terras onde estão implementados os projetos-pilotos e, acima de tudo, estará presente a comunidade de pessoas-chave para o sucesso desta iniciativa.
O i-Danha Food Lab insere-se no Histórias da Aldeia, Entre a Noite e a Madrugada, evento do ciclo 12 em Rede – Aldeias em Festa, promovido pela Rede das Aldeias Históricas de Portugal. É cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

06/11/2019
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
23/03 a 26/05
No Fundo do PratoMuseu do Canteiro, Alcains
11/04 a 02/06
Murais Artísticos de abril Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
22/04 a 26/04
25 Abris em LiberdadeSede do Váatão, em Castelo Branco
27/04
TaxiCine-Teatro Avenida, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video