Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

6 de novembro de 2019

António Tavares
Editorial

O Dia de São Martinho é comemorado na próxima segunda-feira, 11 de novembro. Uma data que é assinalada com os tradicionais magustos que, habitualmente, aproveitam aquele que é conhecido como o verão de São Martinho.
Ao que tudo indica, este ano São Pedro parece não estar disponível para colaborar, uma vez que as previsões apontam para que esteja a chover. Mas, ainda bem, porque se por um lado os magustos são importantes, como legado cultural, ainda mais importante é a chuva, devido à seca com que o País se confronta.
E é precisamente devido à seca que os magustos, este ano, enfrentam outra condicionante. Tudo, porque a produção de castanha sofreu uma redução acentuada na produção. Mas se por um lado, a produção foi menor, a qualidade do fruto é melhor, o que faz com que as castanhas sejam mais saborosas.
Seja como for, como segunda-feira é um dia de trabalho, o mais provável é que os magustos se concentrem no fim de semana que se aproxima. Ou seja, no próximo fim de semana é previsível que o ar se encha do inconfundível aroma a castanhas assadas, que devem ser acompanhadas pela indispensável jeropiga.
E, já agora, com o São Martinho à porta, também não são de esquecer os provérbios relativos a esta época do ano, que transmitem de geração em geração a sabedoria popular. Por isso, como manda o ditado No Dia de São Martinho vai à adega provar o vinho ou, mais completo, No Dia de São Martinho mata o teu porco, chega-te ao lume, assa castanhas e prova o teu vinho.

06/11/2019
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
16/10 a 06/01
27/11 a 06/01
É Natal, Nasceu o Deus Menino Museu do Canteiro, Centro Cultural de Alcains
14/12
Pedro Abrunhosa Cine-Teatro Avenida, Castelo Branco
tituloNoticia
14/12
Castelo Branco - Memórias da 1ª Invasão Francesa Cine-Teatro Avenida, Castelo Branco
tituloNoticia
15/12
ContrasteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
17/12
Concerto LíricoMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2018

Castelo Branco nos Açores

Video