Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1638 - 13 de maio de 2020

Meia e Mini Maratona de Belmonte - Cada um por si…

No artigo da semana passada foi referido que as provas de atletismo disputadas em estrada tinham de se adaptar a estes novos tempos para manter os amantes da modalidade ativos, motivados e impedir o abandono. E foi isto que fizeram Romeu Afonso e Hélio Costa, atletas do CCDR Colmeal da Torre. Na impossibilidade de se realizar a VI Meia Maratona de Belmonte nos moldes tradicionais, os dois atletas decidiram organizar, no dia 10 de maio, a prova em formato virtual onde os participantes podiam correr, individualmente e num percurso escolhido por si, os 21 quilómetros correspondentes à Meia Maratona ou os 10 quilómetros referentes à Mini Maratona.
Durante do dia de domingo foram mais de 300 atletas, entre a mini e meia maratona, que correram de acordo com as normas da DGS e fizeram chegar à organização os registos do tempo para ser elaborada a classificação. Nos participantes, que segundo a organização foram provenientes de vários pontos de Portugal bem como da Suíça, Japão, EUA e Brasil, destacou-se a participação de Bruno Paixão, Samuel Barata e do Ultramaratonista João Oliveira. Bruno Paixão, do Beja Atlético Clube, foi o mais rápido na Meia Maratona, com o tempo de 1.10.46, seguido do atleta do Sport Lisboa e Benfica Samuel Barata (1.13.12), e de Hugo Moreira do Runriver (1.17.31). Nas senhoras Sabina Neca da Senhora do Desterro, Guarda, foi a primeira com a marca de 1.34.24 seguida da colega de equipa Tânia Cruz (1.40.26) e da atleta do CM Guarda Luz Paulo. Na mini maratona Alexandre Venâncio foi o atleta com melhor registo (33.51) seguido de Diogo Salvado (37.32) e Ricardo Opinião (38.13) ambos do penta Clube da Covilhã. Nas senhoras, o domínio voltou a ser de atletas da Senhora do Desterro, que ocuparam as duas primeiras posições. Gabriela Santos foi a primeira (43.39) e Carolina Fonseca foi a segunda. O pódio ficou completo com a atleta Mar- garida Sá do Penta Clube da Covilhã (48.49). Foi notória, através dos vídeos, fotos e comentários, a satisfação dos atletas por estarem a participarem neste evento que quebrou a rotina dos treinos sem objetivos e permitiu o regresso, embora virtual, ao convívio e competição.
No sábado, dia 10, os organizadores desta prova virtual promoveram uma conferência online moderada por Romeu Afonso e onde estiveram presentes atletas do Ultra Trail, Trail, provas de estrada e ainda o autor deste artigo. Falou-se da prova virtual, da importância da mesma no momento que atravessamos e de como serão as provas de Ultra Trail, Trail e estrada nos próximos tempos.
Manuel Geraldes

13/05/2020
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
23/03 a 26/05
No Fundo do PratoMuseu do Canteiro, Alcains
11/04 a 02/06
Murais Artísticos de abril Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
22/04 a 26/04
25 Abris em LiberdadeSede do Váatão, em Castelo Branco
27/04
TaxiCine-Teatro Avenida, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video