Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1836 - 20 de março de 2024

Curso de Religiosidade Popular realiza-se em Idanha-a-Nova

A Câmara de Idanha-a-Nova promove, na próxima sexta-feira e sábado, 22 e 23 de março, o 8.º Curso Livre sobre Religiosidade Popular que inclui, no dia 23, o 15.º Encontro de Cantares Quaresmais e Pascais.
O evento decorre no Forum Cultural de Idanha-a-Nova e é dedicado ao tema da continuidade e da mudança das tradições pascais no século XXI, sendo que Idanha-a-Nova integra a Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa.
O programa conta com palestras em torno das celebrações da Semana Santa em Idanha, mas também em locais como Braga e Espanha, uma visita guiada à exposição Mistérios da Páscoa em Idanha, abordagens etnográficas à música e cancioneiro tradicional, momentos musicais e a observação in loco de rituais que ainda perduram.
A sessão de abertura está marcada para as 16 horas da próxima sexta-feira, 22 de março, no Forum Cultural e dá início a uma iniciativa ímpar na Agenda dos Mistérios da Páscoa em Idanha, um ciclo que inclui cerca de 280 tradições quaresmais e pascais ao longo de 90 dias, desde a Quarta-Feira de Cinzas ao Domingo de Pentecostes.
No próximo sábado, 23 de março, o programa começa às 10 horas e termina com o 15.º Encontro de Cantares Quaresmais e Pascais, a partir das 21h30.
O Forum Cultural recebe os grupos de Encomendação das Almas de Fatela, Concelho do Fundão; Idanha-a-Nova; Aranhas, Concelho de Penamacor; Cunqueiros, Concelho de Proença-a-Nova; e Grande Roda do Teixoso, Concelho da Covilhã.
As inscrições no Curso Livre sobre Religiosidade Popular são gratuitas, mas limitadas a 20 participantes e podem ser feitas no Forum Cultural de Idanha-a-Nova ou através do telefone 277208029 (chamada para a rede fixa nacional). O Encontro de Cantares Quaresmais e Pascais tem entrada livre.

20/03/2024
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
23/03 a 26/05
No Fundo do PratoMuseu do Canteiro, Alcains
11/04 a 02/06
Murais Artísticos de abril Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
27/04
TaxiCine-Teatro Avenida, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video