Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1836 - 20 de março de 2024

DE SEXTA-FEIRA A DOMINGO, 22 A 24 DE MARÇO
Festival promove Cabrito Estonado e Vinho Callum em Oleiros

O Festival do Cabrito Estonado e do Vinho Callum realiza-se entre a próxima sexta-feira e domingo, 22 a 24 de março, no Pavilhão Multiusos das Devesas Altas, em Oleiros e conta com a participação de seis restaurantes do Concelho de Oleiros. Oleiros volta assim a ser o palco deste certame que alia o melhor da gastronomia local ao saber-fazer dos artesãos e produtores regionais, animando um território que surpreende quem o visita.
O Festival atrai a Oleiros clientes habituais, gentes da terra e curiosos que nunca provaram o afamado Cabrito Estonado, bem como os adeptos desta iguaria.
Além dos seis restaurantes aderentes, onde se aconselha a reserva da refeição, no Pavilhão Multiusos vão concentrar-se 14 expositores de venda de produtos locais, artesanato e uma tasquinha com propostas de degustação inovadoras à base de Cabrito Estonado. O Vinho Callum acompanha esta jornada, sendo servido bem fresco, no mesmo espaço.
O programa começa na próxima sexta-feira, às 17 horas, com o desfile da Confraria acompanhada pelo Grupo de Bombos do Grupo de Amigos Incondicionais do Orvalho (GAIO). Às 18 horas realizam-se as Conversas à Tona com o Vinho. À noite, a partir das 21h30 atua o grupo de Soniquete – Sevilhanas e Flamenco e às 22h30 o Gang da Paloma.
No próximo sábado, 23 de março, o Festival abre às 10 horas e às 11 horas há animação de rua com os Chibatas. Às 16h30 há animação teatral com o Váatão e às 22 horas atua o grupo Bellota Trompetera.
No domingo, 24 de março, a partir das nove horas realiza-se o passeio pedestre Casta Carpina e o Festival abre às 10 horas. Para os mais novos, a partir das 15 horas há Caça ao Ovo de Páscoa. A partir das 15h30 há animação de rua com as Concertinas de Dornes e às 16h30 começa o showcooking de cabrito estonado, com o chef André Ribeiro.
Recorde-se que este é um evento que privilegia o património caprino e vitivinícola do Concelho de Oleiros, dando destaque às especialidades tradicionais exclusivas consumidas desde tempos ancestrais nos dias de festa. Trata-se de um original cabrito assado em forno de lenha com a pele, o qual é estonado (remove-se o pelo que está à tona) e não esfolado e de um vinho histórico, proveniente de uma casta autóctone de Oleiros que resistiu à filoxera, sendo um vinho branco, muito ligeiro e de baixo teor alcoólico, assemelhando-se ao vinho verde, com notas cítricas e florais, acidez equilibrada e persistente. Por ser conseguido através do processo de vinificação tradicional, remete para uma viagem no tempo até à época medieval, numa altura em que os vinhos, ao contrário de hoje, não levavam qualquer tipo de tratamento.
Já o Cabrito Estonado obedece a rigorosas técnicas de confeção para manter a sua especificidade e garantir os elevados patamares de qualidade que o caracterizam. Deste modo, os restaurantes aderentes à iniciativa sugerem que o público interessado em visitar Oleiros faça a sua reserva previamente, de forma a otimizar o serviço e acima de tudo, potenciar uma degustação adequada de um cabrito assado a sair do forno, com a pele estaladiça e a carne bastante suculenta.

20/03/2024
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
23/03 a 26/05
No Fundo do PratoMuseu do Canteiro, Alcains
11/04 a 02/06
Murais Artísticos de abril Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
27/04
TaxiCine-Teatro Avenida, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video