Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1838 - 3 de abril de 2024

Oleiros reafirma-se como Capital do Cabrito Estonado

O Pavilhão Multiusos das Devesas Altas, em Oleiros, durante três dias, de 22 a 24 de março, foi a sala de receção de centenas de pessoas de todo o País e estrangeiros com o único interesse de descobrir ou voltar a experienciar o prazer de comer Cabrito Estonado acompanhado de Vinho Callum.
O vice-presidente da Câmara de oleiros, Paulo Urbano, afirmo que “com este festival, que já não se realizava desde a pandemia, promovemos esta iguaria gastronómica de Oleiros, que durante todo o ano atrai centenas de pessoas aos restaurantes que confecionam este típico Cabrito Estonado do Concelho. Posso afirmar, na base de um levantamento feito, que foram servidas cerca de 1.500 doses de Cabrito Estonado durante o evento. Fazemos por isso um balanço extremamente positivo do Festival que dinamizou a economia local, como aliás era o objetivo da Câmara Municipal. As pessoas foram aos restaurantes aderentes que ainda confecionam o Cabrito Estonado e esperamos que muitos desses visitantes, amantes da gastronomia, regressem a Oleiros, com familiares ou amigos, para dar a conhecer este prato”.
Foram seis os restaurantes no Concelho que se associaram ao Festival do Cabrito Estonado e Vinho Callum em Oleiros que, devido à crescente procura, solicitaram a reserva atempada para refeições. Também no recinto do Festival foram servidas iguarias confecionadas ao vivo à base do Cabrito Estonado.
Com uma mostra de produtos locais, artesanato e animação musical no Pavilhão Multiusos e um passeio pedestre, o evento promoveu esta gastronomia única de Oleiros.
No último dia, o programa Domingão levou a Oleiros muitas pessoas. Através do programa, apresentado por Emanuel e Luciana Abreu no palco móvel que iniciou o percurso no Estreito e parou no meio da multidão junto ao Pavilhão Multiusos, foram promovidas, em direto para todo o Mundo, a gastronomia e as tradições locais. A divulgação passou também pelos estúdios da SIC onde estavam João Baião, Débora Monteiro e Melânia Gomes, que entrevistaram alguns guardiões de tradições de Oleiros e produtores locais. “Um Domingão de mil encantos. Oleiros, o meu coração ficou cheio com a vossa hospitalidade”, escreveu Emanuel na sua conta de Facebook.

03/04/2024
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
23/03 a 26/05
No Fundo do PratoMuseu do Canteiro, Alcains
11/04 a 02/06
Murais Artísticos de abril Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video