Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1839 - 10 de abril de 2024

Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril começam com painel de azulejos

Os alunos da Escola Básica de Proença-a-Nova executaram um painel de azulejos alusivo aos direitos humanos conquistados após o 25 de Abril. A iniciativa contou com a colaboração da artista plástica Rosário Bello, que teve a tarefa mais difícil, que foi reproduzir os desenhos dos pequenos artistas nos azulejos e, em conjunto, pintá-los.
Rosário Bello revela que “trabalhar com crianças é sempre uma alegria e um grande desafio, o qual me deixou com grande entusiasmo em poder começar esta viagem pela cor da liberdade e dos direitos humanos” e explicou que “o meu trabalho baseou-se na escolha de cada conjunto de desenhos de cada turma em retirar uma figura, ou pormenores do desenho de cada criança, reproduzi-los no painel e fazer com que todos tivessem uma sequência ou encadeamento”.
Cada turma foi responsável por executar um conjunto de azulejos, com a sua própria interpretação de um dos direitos humanos, fosse o direito ao trabalho, ao sufrágio, à família, à saúde, à igualdade, liberdade de expressão, à segurança, à qualidade de vida e ambiente, à instrução, à segurança e solidariedade, educação, cultura e ciência, resultando em 11 conjuntos.
Rosário Bello adianta que “o principal foi feito pelos professores que trabalharam com as crianças e que no final desta aprendizagem conseguiram através do seu traço e sentir passar para o papel o que aprenderam sobre os direitos humanos e o 25 de Abril. É interessante ver a forma como se expressaram através do desenho e a explicação que dão a cada pormenor”.
No final os 11 painéis serão aplicados no muro exterior da Escola, sendo o 12.º painel reservado à interpretação livre da artista sobre a temática.
Esta iniciativa tem como objetivo não só promover a consciencialização sobre os direitos fundamentais, mas também envolver as crianças na criação de uma obra artística coletiva que celebra e recorda os marcos históricos importantes para a sociedade portuguesa.
Rosário Bello acrescenta que “foram quatro dias intensos posso dizer e ao fim do dia com algum cansaço devido ao esforço, mas nada se compara com o brilho dos olhos das crianças quando viram alguns dos seus painéis já cozidos me deixou super feliz e com a sensação do dever cumprido, já que todos se reviram e reconheceram nos seus desenhos expressos naquela imensa tela. Mais um sonho realizado e aqui com pequenos grandes artistas”.

10/04/2024
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
23/03 a 26/05
No Fundo do PratoMuseu do Canteiro, Alcains
11/04 a 02/06
Murais Artísticos de abril Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video