Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1839 - 10 de abril de 2024

António Tavares
Editorial

As duas maiores romarias do Distrito de Castelo Branco preenchem o próximo fim de semana, 13 e 14 de abril, com o ponto alto de cada uma delas, que é o feriado municipal, a ter lugar no início da próxima semana.
Em causa está a Romaria de Nossa Senhora de Mércoles, no Concelho de Castelo Branco, onde o feriado municipal é dia 16 de abril, e a Romaria de Nossa Senhora do Almortão, no Concelho de Idanha-a-Nova, com o feriado municipal a 15 de abril.
São duas romarias seculares, que anualmente atraem milhares de romeiros, com ambas a unirem num mesmo espaço o religioso e o pagão. Afinal, se a essência de qualquer romaria é a vertente religiosa, é também garantido que em qualquer uma não faltam as bancas de vendas dos mais variados produtos, as tasquinhas e, claro está, o ponto de atração dos mais novos, que são os carrosséis.
Ou seja, nestes dias das duas romarias o que não faltarão são atividades religiosas para os mais devotos, enquanto para os mais interessados para vertente de festa também serão muitos os motivos para se deslocarem a qualquer dos dois recintos e aproveitar para se divertirem e conviveram com familiares ou amigos.
Estas duas romarias também têm as suas tradições, pelo que em Castelo Branco, por exemplo, o habitual é as famílias reunirem-se à sombra de um sobreiro, para conviverem e degustarem feijão-pequeno cozido acompanhado de sardinha assada. É óbvio que a tradição já não é o que era, mas ainda há quem a vá mantendo, preservando assim uma memória antiga.
Seja como for, é sempre possível aproveitar estes dias para fazer algo diferente, vestindo a pele de romeiro.

10/04/2024
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
23/03 a 26/05
No Fundo do PratoMuseu do Canteiro, Alcains
11/04 a 02/06
Murais Artísticos de abril Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video