Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Em agenda

Ciencia e Padroes Decorativos
21/04 a 07/05

A Câmara de Penamacor tem patente, até dia 7 de maio, no seu site, a exposição virtual Ciência e Padrões Decorativos de Clementina Teixeira. A mostra é uma sequela da anterior, realizada em novembro, Química, Arte e Cristais, principalmente dirigida à comunidade escolar, mas que, estando escrita numa linguagem simples, também é acessível ao grande público.
Através da leitura do catálogo que se divide em três partes, duas das quais desde já aqui disponibilizadas, o leitor encontrará numerosos padrões decorativos originais, suscetíveis de serem impressos em papel ou em têxteis, com a finalidade de produzir peças de artesanato ou até arte com uma forte componente científica. Assim, os cristais químicos produzidos em laboratório formam esculturas quando crescem sobre rochas, minerais e conchas, ligando a química à geologia e aos seres marinhos; a observação de processos de cristalização à lupa estereoscópica permite descobrir as formas poliédricas dos cristais, que podem ser recriadas em origami e conduzem à Matemática, ao estudo da simetria e à criação de artesanato à base da reutilização de papel, com livros e revistas dobrados e peças de origami com padrões originais.
Mas não são apenas os cristais que surgem nesta exposição. As plantas observadas à lupa estereoscópica proporcionam padrões e também são ligadas a arranjos florais feitos por reutilização de papel.
As referências bibliográficas são muito numerosas e conduzem o leitor através de um labirinto disponibilizado na página de Facebook da autora, às obras de pintores de renome como é o caso dos holandeses Poen de Wijs e Jantina Peperkamp.
Na primeira parte do catálogo é disponibilizada uma parte do acervo fotográfico relativo aos projetos Ciência Viva que coordenou em Penamacor, no Agrupamento Ribeiro Sanches e na Biblioteca Municipal.
Para a criação dos padrões a autora recorre a programas de simetria e a aplicações de inteligência artificial para telemóvel a que os leitores também podem aceder, numa outra exposição virtual no site do Departamento de Engenharia Química do IST, Química, Arte e Inteligência Artificial.
A terceira parte do catálogo, que será disponibilizada mais tarde, é um atlas de imagem de peças de origami e padrões decorativos que passarão a estar expos- tos na Biblioteca Municipal e na Biblioteca do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, logo que a situação pandémica o permita.
Clementina Teixeira é formada em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e professora aposentada do Instituto Superior Técnico, desde 2012. Dedica-se, há mais de 27 anos, à divulgação da ciência dos cristais e à química da água, trabalhando como voluntária na ligação da química à arte desde a sua aposentação. O catálogo da exposição virtual pode ser consultado em http://bit.ly/cienciaepadroesdecorativos.

 

Em Agenda

 
23/03 a 26/05
No Fundo do PratoMuseu do Canteiro, Alcains
11/04 a 02/06
Murais Artísticos de abril Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
22/04 a 26/04
25 Abris em LiberdadeSede do Váatão, em Castelo Branco
27/04
TaxiCine-Teatro Avenida, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video