A Experiencia da Poesia
12/02
A Alma Azul e a Câmara de Castelo Branco promovem no próximo dia 12 de fevereiro, às 17 horas, na Biblioteca Municipal António Salvado, em Castelo Branco, uma sessão de A Experiência da Poesia - Todos os Poemas São de Amor.
A sessão inclui uma Conversa Aberta e Comunitária sobre a poesia como o grande repositório de humanismo, mas será a leitura de poemas de paixão, amizade e resistência, o destaque principal.
Uma seleção de autores que vão de João Roiz de Castelo Branco a Luís de Camões; de Camilo Pessanha a Florbela Espanca; de António Gedeão a António Salvado; de João Camilo a Ana Luísa Amaral; terminando as leituras com um poema de 1983, de Eugénio de Andrade, à memória de Mário Botas, pintor nascido na Nazaré, e autor da obra No tempo que de amor viver soía (1980), homenagem a Luís de Camões. O poema de Eugénio de Andrade, escrito após a morte do amigo, tem por título A Mário Botas, com uns cravos brancos. A sessão A Experiência da Poesia - Todos os Poemas São de Amor é aberta a todos os interessados; sendo que quem desejar participar nas leituras receberá um exemplar de Clepsydra, de Camilo Pessanha, com introdução de Eugénio de Andrade. As inscrições devem ser feitas até ao próximo domingo, 8 de fevereiro, na morada eletrónica da Alma Azul.
A Experiência da Poesia é um dos programas mais relevantes da Alma Azul para este ano e tem como objetivo aproximar a poesia dos leitores em geral, especialmente os que não têm por hábito a ler em livros, num projeto que inclui leituras, oficinas e conversas comunitárias sobre poetas clássicos e contemporâneos.